Home / Notícias / Câmara Acolhe Semana da Edicação Inclusiva com Palestras de Pessoas com Deficiência

Foi aberta na segunda feira seguindo  até sábado, programação elaborado pela Secretaria de Educação de Ubatuba e esta Câmara Municipal em torno da Semana do Direito à Educação Inclusiva, segundo os ditames da Lei nº 4.000/2017. O evento acontece até sábado no plenário da Câmara com palestras, depoimentos pessoais e exposições relativas ao tema.

Na abertura as entidades participantes fizeram apresentações de programas e formas de atuação. Estão no evento a Apae –Associação de Pais e Amigos de Excepcionais-, a Associação Ubatuba Eficiente –Aubae-, que atua no atendimento a deficientes físicos, a Apeau – Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba, que atua junto com a Associação Amigos do Mamute nessa área do autismo. A organização Ciranda é parte da estrutura educacional de Ubatuba na atenção a crianças especiais.

Programação – O plenário da Câmara  acolhe uma exposição com trabalhos e desenhos de alunos das Salas de Recursos Multifuncionais do Município.

Nesta quarta feira, 27, haverá uma palestra sobre “ Os surdos na comunidade inclusiva” com a intermediação de intérpretes da linguagem dos sinais –Libras-.

Na sexta feira haverá apresentação do programa “Praia Inclusiva”, no terminal turístico do Perequê Açu, com participação de alunos da Escolinha de Surfe e de alunos com mobilidade reduzida.

O encerramento, no sábado, das 8h às 13h,  inclui um curso sobre “Introdução ao Autismo” com o professor Lucelmo de Lacerda, um pós-doutorando pela Universidade Federal de São Carlos com pesquisas sobre inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista –TEA. Ele é também doutor em Educação e mestre em História pela PUC-Pontificia Universidade Católica.

Há duas semanas esta Câmara aprovou projeto, de autoria do vereador Wellington de Moura –PMDB- que obriga órgãos públicos e estabelecimentos privados a inserir o Símbolo Municipal do Autismo em placas de atendimento prioritário.