A Câmara Municipal de Ubatuba, em sua 27ª sessão ordinária, realizada nessa terça-feira (25), aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 68/18, do vereador Rochinha do Basquete (PTB), que institui o mês “Agosto Laranja”, apoiando o portador de esclerose múltipla.
Nas palavras do autor da propositura, estima-se que mais de 30 mil pessoas convivam com a doença no país. Lembrando que a enfermidade afeta o sistema nervoso central e pode fazer com que o paciente perca a capacidade de andar ou falar.
O legislador propõe que se dedique uma semana à realização de atividades que busquem dar atenção integral ao portador da doença, eventos destinados ao esclarecimento e orientação a familiares, médicos, equipes de reabilitação, estudantes e a população em geral. Conforme a proposta, o mês seria comemorado todo dia 30 de agosto.
Rochinha justifica sua propositura afirmando que, mesmo sendo considerada rara e pouco pesquisada, o número de portadores da PEM, sigla para Esclerose Múltipla, tem aumentado anualmente.
Apesar do termo “esclerosado” ser associado a pessoas idosas, o enfermo incide mais em pessoas jovens e mulheres, esclarece o vereador.
A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) será a entidade filantrópica de referência e apoio aos pacientes e familiares e para as orientações nas atividades do mês.
Foram aprovados ainda 18 requerimentos e um pedido de informação. Contudo, dois projetos de lei foram adiados por duas sessões.
Confira na integra a ordem do dia: link para acesso