Home / Notícias / Destaques / SECRETARIAS FAZEM BALANÇO DE 2018

SECRETARIAS FAZEM BALANÇO DE 2018

O Plenário da Câmara acolheu funcionários das Secretarias da Fazenda e da Saúde do Município para audiências públicas sobre o desempenho das duas pastas no último quadrimestre de 2018, em obediência ao que prescreve a Lei de Responsabilidade Fiscal.

No evento da Fazenda, realizado na quarta-feira (27/02), foram apresentados dados relativos ao Orçamento de 2018 com comparativos entre projeções e o realizado, destacando-se, por exemplo, uma defasagem entre uma previsão de arrecadação de R$ 310 milhões contra uma realização efetiva de R$ 210 milhões.

De uma receita tributária de R$ 132 milhões, o IPTU entra como maior contribuição com R$ 60,7 milhões, ficando o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) com o segundo lugar (R$ 32 milhões), o ISS (Imposto Sobre Serviços) arrecadando R$ 14 milhões e o ITBI (Transferências Imobiliárias) com R$ 12,2 milhões, entre outros dados.

Saúde – Na quinta-feira foi a vez da Secretaria de Saúde fazer a sua apresentação envolvendo atendimentos e ações de sua variada gama de serviços à comunidade. O destaque fica por conta dos 553.673 atendimentos registrados pelo PS da Santa Casa, além dos 56.761 internações em 2018. Mas há reclamação contra o alto número de faltas pós agendamentos: de 2.502 marcações de consultas, somente 1.724 compareceram ou seja,  778 não se apresentaram.

Logo atrás da Santa Casa vem o Pronto Atendimento da Maranduba, que também atua 24 horas, registrando 146 mil atenções. Também os números da Saúde Bucal são altos, a comprovar otimização do setor que realizou 40.698 procedimentos individuais e 12.982 consultas, entre outras ações coletivas.

A Saúde conta com 30 Unidades Básicas, onde atuam 24 equipes do PSF (Saúde da Família), equipes estas que realizaram 14.592 atendimentos e 23.536 visitas em domicílios, escolas e creches no ano passado. O SAMU registrou 5.940 chamadas atendidas no ano, com ênfase em mal súbito, infartos, traumatismos ou quedas no trânsito (motos e bicicletas), um drama da cidade.

Também o Controle de Endemias chama a atenção pelo desempenho num total de 364.039  ações no ano. São visitas a imóveis, vistorias, controle de larvas de mosquitos, etc…. Houve 3.531 registros de notificações a proprietários.

Todos os dados estarão disponibilizados em detalhes no Portal da Transparência da Prefeitura após o Carnaval.