Home / Notícias / Destaques / VEREADORES E PREFEITA DISCUTEM REAJUSTE COM TÉCNICAS DE ENFERMAGEM DA SANTA CASA

Funcionárias reivindicam reposição de perdas salariais de 25% e Prefeitura oferece 17%. Elas farão contraproposta

Os vereadores Jorge Ribeiro (PV) e Júnior JR (PODEMOS) se reuniram na noite de sexta-feira, 06, com a prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal (PL) e uma comissão de técnicas de enfermagem da Santa Casa do município.  O encontro ocorreu no gabinete da Prefeitura Municipal e teve como pauta a reivindicação pelo reajuste salarial da categoria, defasado nos últimos três anos.

As enfermeiras pedem um reajuste de 25% e lhes foi proposto um índice em torno de 17% para os funcionários com nível técnico, a ser corrigido a partir de 2022, visando recompor perdas dos últimos três anos. Segundo restrições impostas por lei do Governo Federal diante da pandemia, não são permitidos aumentos salariais até 31 de dezembro de 2021.

Também estiveram presentes na ocasião a secretária da Saúde, Sheila Silveira Barbosa, o secretário de governo, Joaquim Gomes Vidal, e o novo administrador da Santa Casa, Custódio Alves Barreto Neto, tendo em vista o encerramento do contrato com o Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento da Medicina (ITDM), em julho.

“Antes de tudo estamos regularizando as dívidas antigas da Casa, para assegurar o quanto podemos repassar aos técnicos de enfermagem. Hoje a expectativa é de 17%. Qualquer centavo que a gente conseguir economizar, nós vamos investir no pessoal. Vou trabalhar para conseguir algum abono ainda este ano”, disse o administrador da Santa Casa.

Trabalho conjunto – Em trabalho conjunto com a prefeitura, os vereadores presentes no encontro estão fomentando projetos para amparar os servidores da saúde. Júnior JR protocolou ofício de apoio aos profissionais. “A reivindicação é mais do que justa pelo trabalho admirável realizado na linha de frente. Acredito que apesar das dívidas pendentes, é possível pensar num reajuste mínimo mensal para cada funcionário. Ainda que o valor seja baixo, já é um alento nesse momento de dificuldade”, propôs o vereador.

Jorge Ribeiro também está movendo ações em prol dos técnicos de enfermagem. “Os servidores da Santa Casa necessitam de valorização e reavaliação dos seus subsídios. Desde o início de maio, venho participando das reuniões junto da comissão e acredito que estamos avançando nessa questão. Logo teremos bons frutos e um reajuste digno para os servidores”, complementou o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Ubatuba.

A reunião terminou com a insatisfação das técnicas de enfermagem, que viram sua proposta de um reajuste superior a 25% sobre o salário ser rejeitada. A proposta do Executivo será apresentada ao Sindicato da categoria e a comissão deve elaborar uma contraproposta nas próximas semanas. A pauta segue em discussão.

A prefeita declarou estar disposta a chegar a uma solução de maneira participativa entre todos. “Esta é a primeira proposta nos últimos 4 anos, já é uma vitória. Mas processos levam tempo, viemos de uma gestão que deixou muitas pendências. Vamos, da melhor forma possível, resgatar essa dívida salarial. Queremos entrar num acordo que seja possível para o nosso orçamento e justo para os profissionais”, finalizou.