dominos pizza coupons

shopclues offers

amazon promotional codes

cleartrip coupons

globalnin.com

Home / Notícias / SECRETÁRIO APRESENTA CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO EM UBATUBA

SECRETÁRIO APRESENTA CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO EM UBATUBA

 

SECRETÁRIO APRESENTA CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO EM UBATUBA

 

A Câmara de Ubatuba recebeu na sessão desta terça feira o ex-secretário de Educação, Marcelo Ângelo para, numa sequência de convocações, apresentar resultados de seu período de gestão, priorizando recuperação de unidades “em estado lastimável” e o concurso público.  Marcelo hoje responde pela Secretaria de Governo. 

Em plenário lotado, Ângelo  iniciou a explanação informando que “quando assumiu a pasta em 2013, tinha como primeiro objetivo fazer o diagnóstico da Rede Municipal, avaliando a qualidade do ensino e da estrutura, a motivação e a saúde dos professores. 

“Verificamos que mais de 50 unidades necessitavam de reparos, declarou, a maioria estava em estado lamentável, com goteiras nas crianças,etc. Algumas escolas estavam literalmente cedendo, caindo. Fizemos registro fotográfico, elaboramos planilhas de custo de todas as unidades até fazermos licitação para as obras de reforma, como ocorreu recentemente”. 

Segundo ele, “diagnosticamos também uma burocracia excessiva emperrando o repasse de dinheiro para unidades onde precisava de pequenos reparos. Havia lei de 2013 que autorizava repasse diretamente às unidades mas  a lei nunca foi efetivamente utilizada. Por esse decreto, hoje mais de 40 unidades recebem dinheiro diretamente, podendo fazer essas pequenas reformas”. 

Concurso

Ele lembrou que “depois de muito tempo conseguimos realizar concurso para 262 vagas, afastando a imagem de cabide de emprego, preenchendo grande parte das vagas mas novo concurso será necessário pois a demanda na Educação é muito grande e essa demanda terá que  ser preenchida. Há TAC que exige que vagas sejam preenchida por concursados”. 

Com base nesse concurso, segundo ele,foi implantada a  auto-gestão das creches, com o fim da prorrogação do contrato com terceirizadas no final de 2013. 

O Tancredo e Fatec 

A presença maciça de munícipes em plenário estava ligada à expectativa por explicações em relação ao futuro da escola Tancredo Neves.  Ângelo informou que foi o projeto Ubatuba-Sat, em que alunos de Ciências  montaram um satélite artificial que propiciou a reivindicação da implantação de uma escola técnica federal no Município. “Esse projeto tomou proporções que levaram os alunos aos Estados Unidos, ao Japão e agora estão na fase final de lançamento.” 

Diante disso o  ministro Mercadante, da Educação,  defendeu a viabilização do Instituto Federal para Ubatuba. Ele vem num momento em que muitas cidades estavam disputando. Ubatuba só saiu à frente porque tinha propostas, com o projeto Uba-sat à frente”, enfatizou o secretario. 

Ângelo lembrou que “há uns 25 anos houve movimento para criar Escola Técnica de Comércio, que depois se transformou na escola Tancredo Neves, hoje um centro de referência. O Instituto Federal deveria trabalhar de forma compartilhada no prédio onde funciona o Tancredo mas o prédio ali parece que tem boa estrutura mas ele também tem problemas estruturais. Assim, estamos propondo  a construção de um novo Tancredo”. 

Ele reconheceu que a proposta, recentemente, gerou movimento contrário à ocupação do Tancredo pela instituição federal mas “o Instituto Federal está vindo com algo concreto, trazendo acoplado a ele, também o  Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- já com três turmas de 30 alunos cada. O programa visa a capacitar nossos jovens para oportunidades de trabalho e há público para isso”. 

Creches

 Mencionando reivindicações por creches, Ângelo declarou que “a maior cobrança gira em torno da creche do Taquaral mas “ninguém mais que nós quer que aquela unidade inicie as atividades. Quando assumimos ela estava com 260 dias de atraso. Ela foi construída com dinheiro de programa federal, o que também exige prestação de contas. Há que estar constantemente atualizando dados, sob pena de paralisação, como ocorreu. Foi quando assumimos”. 

Na creche da Estufa II, a Vigilância Sanitária foi diversas vezes para fechar o local. O solo não comportava esgotamento da fossa, crianças brincavam a céu aberto, em local insalubre, não havia condições alguma. Assim é que novo ambiente foi locado e com isso conseguimos colocar numero maior de crianças ali.  Como secretaria entendemos que a melhor saída é a construção mas se pede orçamento, projeto, demora”.

Merenda 

Na informação do secretário, houve alguns avanços na ára de merenda com a substituição de nuggets ou frituras e salsichas, produtos ricos em gorduras por carnes selecionadas, arroz parboilizado, macarrão integral, legumes e frutas da agricultura familiar.

“Nesse quesito de compras da roça, fizemos chamada para 2014 com aplicação de  R$ 1 milhão em 12 meses para a compra direta do produtor, um recorde na regional, lembrando que em 2013 foi algo em torno de R$ 100 mil”. 

Contra-turno 

Iniciando apresentação de slides, desculpando-se por não poder apresentar todos, Ângelo explicou que “hoje temos 3 mil alunos de contra-turno, fora do turno normal, fazendo atividades extra-classes, sejam esportivas, culturais, “Aprendiz de samurai com judô, gibi, o programa Atleta Bom de Bola, Brincando de Atletismo, o teatro infantil, projetos musicais, com violão e outros, todos com demanda muito grande.

Os slides foram sucedendo-se com apresentação da Escola de Jovens e Adultos no Qulombo do Camburi, para alfabetização de adultos, novas unidades na região Sul, gráficos com avaliação de reformas, cobertura de quadra do Tancredo, padrão FNDE, vestiário e  escola Sebastiana no Araribá. 

O presidente da Câmara, vereador Eraldo Todão (PSDC) agradeceu a presença enfatizando que “a cobrança por parte da população não tem que ser só com os vereadores mas a Câmara é o elo de ligação entre população e o Executivo. O próximo passo é trazer a secretária de Saúde”.

 

 

 

 

Pular para o conteúdo