Home / Notícias / EM BALANÇO PRESIDENTE DESTACA ECONOMIA DE MAIS DE UM MILHÃO E NOVA CASA DE LEIS

EM BALANÇO PRESIDENTE DESTACA ECONOMIA DE MAIS DE UM MILHÃO E NOVA CASA DE LEIS

O presidente da Câmara de Ubatuba, vereador Eraldo Todão “Xibiu” (PSDC) usou o espaço das explicações pessoais na sessão desta terça feira para fazer um balanço de sua atuação na Legislatura 2013, “um ano de muitos percalços mas também de muitas conquistas”, com destaque para uma economia de mais de R$ 1 milhão com cortes de gastos.

Desse total, R$ 920 mil já estão empenhados para a construção da nova sede do Legislativo local, quantia a ser complementada até abril para se chegar ao custo total da obra, orçada em  R$ 1.270.000,00.

“O projeto anterior do prédio previsto para a área da Estufa II, ao lado do Fórum, estava orçado em mais de R$ 4 milhões e sem licença ambiental. Não sei como faríamos. Que se mantenha a área verde”, declarou.

“O novo prédio já foi iniciado próximo ao Trevo de entrada da cidade, num terreno até então usado para depósito de entulhos e uso de drogas, à rua Antônio Marques do Vale, nº 272, no bairro Jardim Nova Ubatuba, ao lado do quartel da Policia Ambiental”, informou.

“Ninguém pode dizer que não terá acesso fácil. As instalações terão 100 por cento de acessibilidade a todos os portadores de necessidades especiais, o que não acontece hoje. E teremos um plenário para 300 pessoas”, continuou.

Sem empréstimos

De acordo com o presidente da Câmara, “esta obra pré-moldada será construída com o dinheiro de nossas economias, sem precisarmos fazer empréstimo de qualquer natureza, sem recorrer a Caixa, a bancos. E tudo em licitação feita de portas abertas, com total transparência. Dentro da legalidade, obtivemos menor preço e melhor qualidade e ainda com desconto pois pagaremos à vista: executou o trabalho, recebe”.

Xibiu cobrou os “politiqueiros de plantão que vivem de picuinhas pois verão que faremos de Ubatuba um lugar melhor para se viver. Comemos o pão que o diabo amassou em 2013,  foi um ano de muitos percalços. A licitação foi feita de portas abertas no plenário, não temos nada a esconder, é fruto do esforço de todos nós que poupamos, de todos os funcionários e vereadores. Só em gasolina economizamos R$ 100 mil, para não tirarmos dinheiro de ninguém, nem da Saúde, nem da Educação. E ainda tem pessoas que querem embargar. Sairei daqui dormindo tranquilo. Não preciso de dinheiro publico pra viver”.

O presidente da Câmara informou ainda que R$ 102.576,27 foram devolvidos à Prefeitura e poderão ser empregados na compra de uma van para a secretaria da Saúde municipal para o transporte de pacientes que utilizam serviços de hemodiálise ou oncológicos . “Já nos informamos: uma van custa R$ 94 mil. Ainda sobra para encher o tanque várias vezes”. O prefeito é quem decide como gastar o repasse.

Aluguéis e manutenção

O vereador apresentou um quadro detalhado de comparativo de despesas do Legislativo ubatubense nos últimos nove anos com obras, manutenção de instalações e aluguéis chegando-se a um total de R$ 2.241.161,48, entre 2004 e 2012. Desse total, R$ 1.212.608,54 foram gastos com obras e instalações em prédios alugados e R$ 1.0028.552,94 foram desembolsados para pagar locações ou aluguéis desses prédios. Só em 2012 foram gastos R$ 240 mil com aluguel.

Dizendo que “ ganhar simpatias é muito difícil mas antipatias é fácil, o vereador queixou-se de que as cobranças são muitas, é complicado sair na rua, há descontentamentos mas em balanço das atividades da vereança, ele lembrou que em 2013 a Câmara fez 1.135 indicações, as mais diversas, desde capinas a construções de pontes, de obras de infraestrutura a iluminação e tapa-buracos.”

Junte-se a isso a aprovação de 92 projetos de lei do Legislativo, outros 75 projetos do Executivo, 3 projetos de emenda à Lei Orgânica, cinco atos da Mesa Diretora e dois da Presidência. Foram 67 pedidos de informação, 166 requerimentos, 16 certidões e 436 ofícios. A presidência orientou a que se diminuíssem as moções e homenagens. “Que não nos taxem de vagabundos”, enfatizou.

Xibiu pediu ao prefeito que em 2014 transforme Ubatuba em um canteiro de obras. “Queremos acreditar na mudança pois hoje o descontentamento ainda é muito grande. Queremos ver brilhar os olhos de nossa população com uma Ubatuba limpa, sem buracos nas ruas, sem andarilhos, com muita Saúde, muito esporte, Educação adequada e isso se faz com planejamento. É o que vamos cobrar”, concluiu.