Teste do pézinho terá ações de conscientização em setembro. Outro projeto declara Lagoinha e Ubatuba, cidades irmãs.
A penúltima sessão do ano, a 39ª de 2022, após ter sua pauta questionada com pedido de adiamento de toda a Ordem do Dia pelo vereador Rogério Frediani (PL)), o que levou a uma suspensão das discussões por 48 minutos nesta terça feira -06/12- acabou votando seis projetos, sendo dois do vereador Jorge Ribeiro (PV), dois em segunda discussão com Emenda à Lei Orgânica sobre Orçamento Impositivo, um do vereador Eugênio Zwibelberg sobre reaproveitamento de madeira de poda (ver texto no site) e um último, de autoria dos 10 vereadores.
Este último, o Projeto de lei 86/22 fixou em R$ 1934,62 -valor único- a ser pago como adicional para servidor efetivo que venha a exercer funções de confiança, além daquela para a qual foi concursado.
O vereador Jorge Ribeiro teve aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 64/22, declarando Lagoinha e Ubatuba como “cidades irmãs”. O proponente explicou que a proposta tem a ver com um programa tradicional que traz o Interior para a praia e leva a praia vai ao Interior, transportando estudantes ou mesmo moradores para esse intercâmbio cultural.
Teste do Pézinho – Já o Projeto de Lei nº 72/22, também de autoria do vereador Jorginho, institui em Ubatuba o mês “Setembro Roxo”, dedicado a realização de ações de conscientização e divulgação sobre a fibrose cística.
É um projeto que fala de Saúde, de Prevenção, mostrando a importância do exame do pézinho em recém nascidos, para detecção precoce desta doença que é genética, ou seja, herdada dos pais. A Fibrose cística, ou FC,C pode ser identificada nos bebês recém nascidos pela coleta de pequena amostra de sangue dos pés ou pelo teste do suor. Todo o tratamento deverá ter acompanhamento médico especializado.
Jorge Ribeiro agradeceu a compreensão dos vereadores por votaram pelo prosseguimento da sessão que possibilitou a votação de projetos importantes.
Após a leitura do Expediente, o vereador Rogério Frediani (PL) solicitou o adiamento de todos os sete projetos e uma moção constantes da Ordem do Dia ou seja, pediu o encerramento da sessão. O pedido inusitado levou o presidente da Casa a suspender a 39ª sessão ordinária por 48 minutos para discutir a proposta que acabou derrotada, por 7 votos a 3.