dominos pizza coupons

shopclues offers

amazon promotional codes

cleartrip coupons

globalnin.com

Home / Notícias / SECRETÁRIO DE OBRAS FAZ BALANÇO DE AÇÕES EM PLENÁRIO

SECRETÁRIO DE OBRAS FAZ BALANÇO DE AÇÕES EM PLENÁRIO

 

SECRETÁRIO DE OBRAS FAZ BALANÇO DE AÇÕES EM PLENÁRIO

 

O secretário de Obras de Ubatuba, Mauro Sérgio Bezerra, atendeu solicitação do presidente da Câmara, vereador Eraldo Todão Xibiu (PSDC)  apresentando da tribuna da Casa um balanço de sua atuação diante da pasta, mostrando através de slides e fotos uma série de iniciativas em praticamente todos os bairros. “Temos obras licitadas, obras licitando, temos material suficiente pra trabalhar o ano todo, contamos com  R$ 1 milhão só para tapa buracos, tendo licitado empresa especializada para atuar nessa área com serviços de qualidade”, enfatizou. 

Bezerra começou explicando que “nossa Secretaria não lida só com execução de obras mas também atende outros processo da Prefeitura. Por exemplo, a coleta e o transbordo do lixo também são gerenciado pela pasta. Nesse item montamos processo de licitação para transferir o transbordo para Jambeiro economizando mais de R$ 100 mil/mês e realizamos obra de contenção de chorume no aterro”. 

“Cuidamos também dos cemitérios, o central, do Ipiranguinha, Maranduba e Ubatumirim. Aí vem então as ruas, o asfalto, limpeza de galerias, de córregos, manutenção de espaços públicos, capina e limpeza em geral. É uma estrutura complexa, que trabalha bastante mas neste final de abril começamos a virar página”. 

Nova alça 

O secretário informou que neste dia 28 fizemos licitação de um trecho bem crítico para atender todo o final da avenida Rio Grande do Sul, no final do Estufa I, o entorno do campo ou do estádio no Itaguá, a Francisco Matarazzo. Essas obras foram licitadas na segunda feira e dentro de 15 dias iniciaremos os trabalhos de recuperação dessas vias.” 

Com isso, segundo Bezerra, “vamos sair da Praia Grande com nova alça de acesso sem pegar estrada e sem passar pela Leovigildo Dias Vieira no Itaguá que sempre fica congestionada. Criamos nova alça até o centro”. 

“Já no Perequê Açu, prosseguiu Bezerra, iniciamos obras de pavimentação e  reparo de bloquetes na av. Manoel de Nóbrega, pavimentação da rua Goiás perto do estádio. Ali na rua Goiás pensamos numa ponte ligando final dela  à rua Cunhambebe criando outra linha de rota do Perequê Açu para o Centro”. 

“Na av. Belmonte Butler foi iniciado processo de drenagem do bairro e na av. São Paulo temos verba pro asfalto mas tivemos que mudar o projeto e licitação para contemplar o finalzinho da rua S. Paulo, que passa diante da Mecânica  2 Irmãos, uma parceria com a Geométrica visando resolver problema de escoamento, drenagem no Perequê Açu. 

Periferia 

Nas informações de Bezerra, a Secretaria de Obras sempre leva em conta o bairro como um todo e não apenas uma rua específica. Assim, ela abriu processo de licitação para o recapeamento de todo o Parque dos Ministérios na zona Oeste e em vários setores da cidade. 

No Taquaral estamos empenhados em obras de recapeamento, com algumas lombadas perto de escola/creche. Mobilizamos equipe de limpeza pra limpar todas as ruas do Sesmaria, implantação de uma linha de tubulações  na rua Fluminense pra tirar problemas causados no asfalto. Semana que vem vamos começar tapa buraco e concretagem em ruas mais íngremes no Sesmaria”. 

Segundo sua explanação foram realizadas obras de contenção na Cachoeira dos Macacos, manutenção na Casanga, plantio na orla do Itaguá e desassoreamento do rio Tavares,  complementado com limpeza de valas e córregos,  nos antecipando assim aos problemas de enchentes”. 

Foi ainda realizada capina em ruas e pontos de ônibus do Jardim Samambaia, e no Lázaro, troca de tubulação na Marafunda. Segundo ele, serviços da Sabesp acabaram assoreando essas tubulações na rua Laurentina Braga de Almeida, o mesmo ocorrendo na Maranduba, onde também nos envolvemos com a fiscalização da obra da Unidade de Pronto Atendimento ali. 

Foram realizadas também, melhorias na estrada do Monte Valério. “Quem não lembra do trecho de terra do Monte Valério, perguntou Bezerra. Conseguimos melhorar um pouco aquele trecho, quebramos pedras, nivelamos o máximo. Ambulâncias do Samu utilizam a estrada, veículos de emergência”. 

Bezerra prosseguiu mostrando que no Itamanbuca “estamos trocando guias e sarjetas, realizando obras de drenagem. Ali a gente dá a manutenção, chove e voltam os buracos. Agora, estamos usando um material especial, produto ecológico que endurece a terra e facilitando escoamento”. 

No Perequê Mirim foi realizada limpeza de córregos para desafogar volume de água, desce muita água ai. O mesmo foi feito em córregos das Toninhas. No Picinguaba fizemos levantamento pra linha de tubos e drenagem, executamos limpeza n Rio Escuro, Saco da Ribeira, Sumidouro, na praça do Sumidouro. 

Asfalto antigo 

O secretário enumerou algumas situações específicas que pedem cuidados especiais.  Ao falar do cemitério do Ipiranguinha, ele explicou que o solo  ali é “sui-gêneris”, uma argila espessa não deixa o oxigênio penetrar na terra impedindo a decomposição completa de ossos, exige tempo maior para retirar ossos. Estamos fazendo columbários no cemitério”. 

“Outro problema, prosseguiu: fizemos tapa buraco no Itaguá mas nosso asfalto é antigo e não foi feito com a qualidade que necessitava. Assim, é comum tapar-se um buraco hoje e amanhã surgir outro do lado. Com isso, diversas ruas do Itaguá ainda continuam com a operação. 

As prefeituras não podem usar produtos químicos mata-mato, daí a necessidade de cuidado permanente com a capina e manutenção de praças. ´”E constante, capim cresce rápido”, disse. 

Segundo ele, foi renovado todo o ferramental para manutenção mecânica, um desejo dos funcionários desde a transição. 

Bezerra agradeceu o “espaço aberto pela Câmara que é o elo mais próximo que temos com a população. Hoje, com certeza estamos estruturados para levar Ubatuba para onde ela merece. População vai poder dizer: a cidade está bem cuidada e aos que tiverem reivindicações reservamos espaço semanal em agenda para atendimento da população”. 

 

O presidente Eraldo Todão explicou ao final da explanação que “ as convocações se devem ao fato de que muita gente cobra essas ações dos vereadores mas não é o vereador quem tem a máquina para solucionar os problemas, vereador não tapa buracos de ruas. Assim, essa explanação do secretário é necessária, para esclarecer a população. A responsabilidade pela execução dos pedidos da população é dos secretários. Faremos isso também com a Saúde e outras pastas.  A cidade é extensa, problemas são muitos”, finalizou.

Pular para o conteúdo