Home / Notícias / EM 8 ANOS CÂMARA JOGOU FORA MAIS DE R$ 2 MILHÕES

EM 8 ANOS CÂMARA JOGOU FORA MAIS DE R$ 2 MILHÕES

Presidente quer economizar com fim dos aluguéis

Em sua resposta aos questionamentos em plenário, o presidente do Legislativo, vereador Eraldo Todão Xibiu declarou que ”a intenção, o intuito dessa conversa de compra da Unitau tem por base unicamente a economia, pondo fim ao pagamento dos aluguéis de prédios”. Balancetes da Câmara publicados no portal como prestação de contas mostram que em 8 anos foram desperdiçados mais de R$ 2 milhões em alugueis e manutenção.

Segundo o vereador, “o que vamos economizar  com essas mensalidades ajudaria a pagar a nova Casa do Povo. Mas até o momento, em hipótese alguma, falamos em valores. Tivemos até agora uma única conversa com o reitor. Ainda não fechamos negócio com ninguém, nem sabemos o preço que vai se pagar. Não há papel nenhum assinado, nada até agora. Falamos em conversações”.

Segundo ele, “pagávamos três alugueis – um do prédio da Hans Staden, outro do Anexo da Salvador Correia 170 e por um estacionamento. Hoje pagamos dois alugueis, foi cortado o do estacionamento. Mas já recebi reclamações de vereadores que não tem lugar para estacionar os carros. Com esses aluguéis que pagamos hoje iríamos pagar por um prédio do povo”.

Salas para cursos

O vereador esclareceu que “o imóvel da Unitau conta com doze salas de 50 metros quadrados, em área nobre, prédio feito. Eu usaria cinco salas para a Câmara e sete continuariam sendo usados para a implantação de cursos técnicos, convênios na área de educação, espaços para a população”.

Xibiu concluiu afirmando que “se fiz algo errado, peço desculpas mas eu avisei, sim. Os vereadores estavam sabendo. Meu intuito é o de parar de pagar aluguel”.

Quanto a consultar a Mesa, o vereador disse que “como presidente da Casa tem autonomia para tomar decisões. Se eu fosse vereador que está aqui para fazer tudo na surdina eu teria feito. Na minha concepção eu fiz o melhor”, concluiu.

Dados de balancete

Conforme publicação oficial da Câmara, postado por obrigação legal no portal da Casa como prestação de contas verifica-se, por exempo, no “Boletim de Caixa nº 207 do dia 26/12/2012” o pagamento lançado na ficha nº 9, categoria 3.3.90.39.10 em nome de Lucred Comercial Ltda consta o valor de R$ 6.779,44 cobrados pelo aluguel de dezembro do anexo da rua Salvador Correia.

Na ficha nº 8,Categoria 3.3.90.36.15 em nome de Paulo Hilário Francisco, proprietário do prédio da rua Hans Staden, o valor  de R$ 12.251,70, totalizando um gasto mensal de R$ 19.031,14  com o aluguel dos dois imóveis.

Levando-se em conta que esse valor vem sendo pago há 8 anos ou 96 meses –com pequenas correções de inflação, tem-se que até o momento a população de Ubatuba já jogou fora pagando como aluguel a terceiros cerca de R$ 2 milhões.

Lembre-se que nesse valor não estão incluídos os gastos com a manutenção dos dois imóveis. Para se ter um exemplo, apenas com a prestação de um serviço específico de manutenção dos equipamentos de ar condicionado pagou-se em janeiro último R$ 5.850,00. Esse valor não é mensal.

Dinheiro da Câmara

Em pronunciamento no plenário, no dia 5 de fevereiro, primeira sessão ordinária, o presidente da Câmara abordou o tema lembrando ser “seu anseio esta busca por um novo espaço para instalar o novo Legislativo, para dar ao povo mais dignidade, mais comodidade na hora de assistir as sessões e melhores condições de trabalho aos servidores”.

Na ocasião ele disse que “esta conquista está próxima e acho que vamos conseguir”.  Ele já havia mencionado o problema no dia da posse em 1º de janeiro quando pediu desculpas ao público presente pela exiguidade do espaço. Muitos ficaram na rua.

Em entrevistas à imprensa o presidente tem ressaltado que se trata de uma decisão de um Poder independente, o Legislativo. “Não vai ser dinheiro do prefeito que vai pagar o prédio, não vou pegar dinheiro da Saúde, da Educação e colocar na Câmara. Eu não posso pegar dinheiro da Câmara e investir num Posto de Saúde. Os aluguéis que vou parar de pagar, pagarei em prestações a serviço da população também”

Ele insiste que “esses gastos com alugueis não condizem com o que podemos pagar. São R$ 20 mil por mês fora os gastos  com manutenção, água, luz, telefones. Depois, não podemos fazer investimentos, melhorias, manutenção num prédio particular. Hoje na Hans Staden não tem lugar para estacionar um carro, não tem elevador.

Da localização

Segundo o vereador, quem critica a localização do prédio da Unitau no Itaguá, não leva em conta que o projeto de engenharia elaborado em 2009 para construção de uma sede própria é para ser no bairro  Estufa II, local ainda de pior acesso, ao lado do Fórum. Lá sim, não passa ônibus e é isolado. No Itaguá passa ônibus na avenida e estamos em área nobre.