Home / Notícias / Destaques / ATLETA PARALÍMPICO E VEREADOR RECEBEM HOMENAGEM NA CÂMARA

ATLETA PARALÍMPICO E VEREADOR RECEBEM HOMENAGEM NA CÂMARA

André da Rocha, paraplégico após acidente, quebrou 14 recordes mundiais e foi ouro no Mundial de Kobe 2024

Com assinaturas regimentais entrou em pauta na décima nona sessão -18/06- a entrega de moção de congratulações de autoria do vereador Eugênio Zwibelberg – Avante – ao atleta paraolímpico André Luiz da Rocha Antunes, de Taubaté, que vem destacando-se em competições nacionais e internacionais com 14 quebras de recordes mundiais, incluindo medalha de ouro nos jogos mundiais de Kobe, agora em 2024, “evidenciando sua resiliência diante dos desafios”.

André era policial militar e durante uma perseguição em 2005 caiu de um muro alto, o que ocasionou uma grave lesão na coluna lombar. Passou por mais de dez cirurgia, ficou com lesões permanentes também nos membros superiores, o que serviu como ponto de partida para o mundo do esporte paraolímpico.

André é bi-campeao mundial em lançamento de disco

Conheceu o esporte paralímpico em 2013, em um projeto da prefeitura de sua cidade e acabou chegando à medalha de ouro no lançamento de disco no Mundial de Kobe 2024; bronze no lançamento de disco no Mundial Paris 2023; bronze no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; ouro no lançamento de disco no Mundial de Londres 2017; prata no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015.

Na sua justificativa, o vereador deseja “que suas vitórias continuem a inspirar a todos, civis e militares. Na sessão foram mostradas imagens imagens das competições com algumas das conquistas.

Classificado para Paris – André agradeceu da Tribuna, dizendo que “mais do que a homenagem em si, o importante é poder inspirar pessoas. Dizer que podemos ser iguais, buscando um Mundo um pouco melhor.

Ele deseja “que as cidades possam se adequar aos parâmetros da mobilidade, oferecendo um pouco mais de qualidade de vida não só para pessoas com deficiência mas também para os idosos e crianças.

André mencionou sua participação em Kobe onde conquistou o bicampeonato mundial em lançamento de disco, sendo classificado às para-olimpíadas de Paris em setembro.
Quebrando protocolo Zwibelberg convidou o vereador Orlando, Câmara de Diadema para fazer a entrega da moção com ele.

Vereador homenageado – Nesta mesma sessão recebeu também a Moção nº 39/24 o vereador de Diadema, Orlando Vitoriano por sua atuação nas lutas sindicais por direitos trabalhistas no Sindicato da Construção Civil e em comunidades eclesiais de base como catequista.

Em 1997 formou-se em Direito atuando através do sindicato em mediação de conflito, segurança do Idoso. Foi eleito vereador em 2008 foi eleito vereador cumprindo hoje o quarto mandato. É morador de Ubatuba como veranista.

Eugênio disse que “conhece seus enfrentamentos, de suas lutas em Diadema. “Como advogados que somos, temos troca de ideias, acompanho seu trabalho, sei o quanto auxilia a prefeitura de Diadema e a cidade vai prosperando”.

Orlando agradeceu a homenagem, dizendo que quem está muito próximo da população é sempre mais cobrado. Todas as dificuldades que as pessoas enfrentam nos bairros acabam nas mãos do Vereador. O Prefeito, o Governador estão em outras instâncias. O vereador acaba sendo tudo. A homenagem é uma energia positiva para continuar em nossas atividades”, concluiu. .