Home / Notícias / Destaques / AGORA ‘CAPITAL CULTURAL’, UBATUBA VAI RECEBER REVELANDO SÃO PAULO E VIRADA

AGORA ‘CAPITAL CULTURAL’, UBATUBA VAI RECEBER REVELANDO SÃO PAULO E VIRADA

Cidade teve dois projetos contemplados pelo programa estadual Juntos Pela Cultura 2021

O município de Ubatuba recebeu na última terça-feira (13/07) o título de Capital Cultural e irá participar das futuras edições dos eventos estaduais “Virada Cultural São Paulo” e “Revelando São Paulo”. O anúncio ocorreu durante a cerimônia de premiação do programa “Juntos pela Cultura 2021” no Palácio do Bandeirantes, em São Paulo e contemplou ao todo 20 cidades paulistas.

A edição dos dois eventos deste ano deverá ocorrer até 20 de dezembro e, se o quadro da pandemia não mudar até lá, eles ocorrerão de forma virtual ou “on line”. Representantes da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) estiveram presentes no Palácio dos Bandeirantes

A cidade teve dois projetos selecionados pelo edital, dentre diversas propostas inscritas pelos artistas locais. Segundo informações da Fundart, o abono da premiação será destinado a realização de eventos em parceria com o Governo do Estado e ao desenvolvimento da cultura da região. A prefeitura tem seis meses para apresentar esses projetos aos organizadores dos eventos.

A Virada São Paulo surgiu em 2005 e transformou-se no maior evento cultural do interior e litoral paulista, numa parceria do Governo estadual com as prefeituras. Cada local possui sua programação própria sendo realizada de um dia para o outro com  manifestações populares de grupos regionais.

Já o Revelando SP é um tradicional festival de cultura do Estado, que reúne artesanato, farta culinária e apresentações artísticas de músicas, danças e grupos folclóricos.

Em razão da pandemia da Covid-19, todas as atividades culturais realizadas pelo município poderão ser acessadas gratuitamente através da plataforma de streaming #CulturaEmCasa ou através das redes sociais do programa. A previsão é de que as edições dos eventos aconteçam até o dia 20 de dezembro de forma virtual.