CAMARA APROVA BILHETE ÚNICO PARA UBATUBA
Os vereadores de Ubatuba aprovaram por unanimidade na sessão desta terça feira o bilhete eletrônico único para o transporte coletivo no Município, com emendas propondo que, durante a temporada e fins de semanas prolongados, o tempo de validade aumente de três para cinco horas, diante dos congestionamentos.
Pela proposta do Executivo, o usuário pode transportar-se livremente por todas as linhas de ônibus regulamentadas dentro do Município sem pagar a mais por isso durante 180 minutos ou 3 horas. Os vereadores, no entanto, alegaram que a cidade vive situações excepcionais durante feriados prolongados ou na temporada.
Num Município com cerca de 100 km de extensão entre as regiões Norte e Sul, um usuário de ônibus pode gastar entre seis a sete horas para ir de um extremo a outro como já aconteceu nesta temporada de 2015, segundo denunciou o vereador Eraldo Todão Xibiu (PSDC). “Tivemos casos de munícipes que saíram do Ubatumirim para chegar ao centro e da praia do Lázaro até o Itaguá, gastando seis horas na viagem, parados em congestionamentos”, informou.
Período coerente – Proposta pela vereadora Flávia Pascoal (PDT), a emenda eleva de 180 para 300 minutos a validade do Bilhete Único em temporadas e feriadões, sem precisar pagar duas passagens, definindo temporada com o período entre 15 de dezembro e 28 de fevereiro e as férias de julho. Os vereadores concordam que fora da temporada, as 3 horas são um período coerente.
Outra emenda no artigo 4º define que qualquer mudança nesse item específico de período deve vir por projeto de lei, não por decreto.
O vereador Claudnei Xavier (DEM) elogiou as empresas de ônibus pelo acordo e pelos avanços sociais que vem implantando, como o transporte gratuito em casos de funerais para pessoas de baixa renda e agora o Bilhete Único. “Isso tudo, enfatizou, Vem acrescentar ao projeto de humanização do transporte. Vem somar, trazendo benefícios. Louvamos a empresa”.
Normas
Pelo projeto o usuário de ônibus municipais deverá registrar no equipamento o horário de entrada, podendo então transitar por até 180 minutos nas diversas linhas,pagando apenas uma passagem ou por cinco hora na temporada. Ao descer registra também o horário de desembarque.
O Bilhete Único pode ser carregado em unidades autorizadas. A cada carga de 20 unidades de credito o passageiro tem direito a 2 unidades adicionais, com tarifa diferenciada. O Executivo está autorizado a firmar convênios para manter o Bilhete Único que se mantém por dotações orçamentárias próprias.
Diz a Justificativa do Prefeito Maurício Moromizato (PT) que o Bilhete Único “era anseio da população que agora se concretiza. É uma forma de estimular o uso da bilhetagem eletrônica, modernizando o sistema de transporte. Queremos ampliar o uso do bilhete, é mais seguro. Com a ausência de dinheiro nos ônibus diminuem os assaltos mas também diminui custos de viagem se o passageiro precisar usar mais de um veiculo”.
Aumento em janeiro – Depois de dois anos sem reajuste, Ubatuba passou a ter nova tarifa de transporte coletivo a partir do dia 25 de janeiro, com a passagem custando R$ 3,40. Na justificativa, o novo valor visa adequar a tarifa à elevação dos custos dos insumos do setor, como óleo, combustível e salário dos motoristas, acompanhando planilha apresentada pela empresa e estudo técnico contratado pela Prefeitura junto à Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico -FDCT.
Juntamente com o novo reajuste, a concessionária VerdeBus se comprometeu a estender o bilhete único para todo o município por 3 horas, bem como conceder as duas cargas a mais a cada 20 passagens adquiridas no cartão eletrônico.
Além disso, já neste mês de fevereiro, os usuários passaram a contar com rede wi-fi gratuita no terminal do Centro.