EM TEMPOS DE INTERNET, CÂMARA APROVA DECRETO DE FLAVIA DE INCENTIVO Á LEITURA
A décima primeira sessão do ano, ocorrida nesta terça feira, aprovou apenas um projeto do Executivo de complementação orçamentária para a Educação mas ela foi marcada pela entrega dos primeiros títulos de leitor ubatubense, uma iniciativa que visa incentivar a leitura entre crianças, jovens e adultos nesses tempos de Internet massiva.
Criado por decreto legislativo por autoria da vereadora Flávia Pascoal –PDT-, a concessão do título tem como ponto de referência o acompanhamento, pela ficha de retirada de livros, de pessoas que mais frequentam a biblioteca da cidade.
Assim, receberam o título nesta terça feira pela categoria infantil, Sofia Betcher, na categoria infanto-juvenil até 12 anos, Ana Clara Pires Campos, como juvenil, até 20 anos ganhou o título a leitora Antonieta de Mesquita Cândido. Como adulto, Jucimara Marques Betcher e Sênior, acima de 60 anos, a José Gilmar Giorgetto.
Flavia explicou que a iniciativa busca “valorizar o leitor, assegurar a democratização de acesso ao livro, estimulo à produção intelectual e melhoria da educação. Pesquisas mostram que o brasileiro pouco lê e a tendência é cada vez lermos menos”.
Ela mostrou pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro indicando que “70% dos brasileiros ou sete em cada dez pesquisados não leram um único livro em 2014”. Diz a vereadora que “leitura e Educação estão estritamente ligados, se não tem leitura. 55% não fizeram nenhuma atividade cultural. O uso da Internet é apontado como um dos responsáveis por esses índices, principalmente entre jovens.
Rap jovem – A vereadora Flávia homenageou ainda os jovens componentes do Grupo de rap DTPK Crew pelo sucesso de seu trabalho,já com vários CDs gravados.
O DTPK Crew é um grupo de rap formado oficialmente em Ubatuba em 2012 pelos seus integrantes Lorens, Tagarela, Confector, Flaah, Ninho, Miriam e Evandro que, no entanto, já se apresentavam informalmente 3 nos anteS.
Após a gravação do EP "Forças Aliadas, essa união se tornou mais constante nas apresentações e a criação do grupo aconteceu naturalmente, pois os integrantes, alémd e amigos de longa data, tiveram entrosamento e assim oficializaram o tabalho.
Informações – Foram votados em bloco os seguintes pedidos de informação: da Verª. Flávia Pascoal – PDT, sobre o número de vagas de licenças especiais para os ambulantes da Praia Grande, sobre o processo de regularização do bairro Pé da Serra e sobre a merenda da Escola Maria da Cruz Barreto.
Do vereador Benedito Julião – PSB -, sobre substituição dos corrimãos em estão em processo avançado de corrosão da Ponte Felix Guizard no centro que dá acesso ao bairro do Perequê-Açú e sobre a substituição das lâmpadas que estão queimadas da Ponte do Rio Grande, no centro, que dá acesso entre os bairros da Barra Seca e do Perequê-Açú.
O vereador Julião cobra também informação sobre o processo de desassoreação que vem ocorrendo de forma desenfreada no rio Tio João no bairro do Ubatumirim e com relação a emenda parlamentar federal de 2013 em prol da Guarda Municipal de Ubatuba.
A Mesa Diretora cobra resposta a ofício protocolado na Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba – COMTUR, sobre o fechamento da escolinha de surfe no bairro do Camburi e sobre o Telecentro no bairro do Camburi.