Home / Notícias / COM PAUTA ESVAZIADA, UBATUBA VIRA CIDADE IRMÃ DE PARATI

COM PAUTA ESVAZIADA, UBATUBA VIRA CIDADE IRMÃ DE PARATI

Pedidos de adiamento de três projetos esvaziaram a pauta da 26ª sessão, realizada nesta terça feira, tendo sido aprovadas propostas criando uma Semana do Alimento Orgânico, outra declarando Ubatuba cidade irmã de Parati e uma terceira transferindo a Semana de Propriedade Responsável de Animais para o início de outubro.

Em segunda discussão, os vereadores ratificaram por unanimidade a aprovação de emenda à Lei Orgânica municipal abrindo espaço para o uso de Internet na divulgação de atos oficiais. Também foi aprovado projeto da Mesa Diretora mudando referência (CC2) para assessor técnico e de cerimonial da Câmara não incluídos no projeto já aprovado este ano.

A Semana de Alimento  Orgânico busca chamar a atenção para a atividade de pequenos agricultores familiares que praticam a agricultura sem agrotóxicos, estimulando a alimentação saudável.

Cidades irmãs

O vereador Reginaldo Bibi (PT) justificou seu projeto de cidades irmãs dizendo que “embora em estados diferentes, Ubatuba e Parati tem rica história comum e é importante a integração entre as duas cidades diante de culturas semelhantes”.

O vereador diz que sua proposta contou co a simpatia dos deputados federais do PT, Devanir Ribeiro e Luis Sérgio, depois de uma reunião em Parati. Bibi pretende implantar aqui uma iniciativa já existente em Camboriú onde um portal de internet permite integrar ações conjuntas entre cidades próximas.

O vereador Claudnei Xavier (DEM) lembrou que moradores da divisa sabem que temos laços comuns de fraternidade.

São Francisco

Outra proposta do vereador Bibi transfere da primeira semana de agosto para o início de outubro uma campanha sobre propriedade responsável de animais para que as ações coincidam com o dia do santo protetor da fauna, São Francisco de Assis, comemorada em 4 de outubro.

com o Dia Mundial dos Animais, celebrado no mundo todo em 4 de outubro, que também é o dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais.

O vereador Silvinho Brandão (PSB) lembrou que ele também teve aprovado projeto criando, em 2011, o cadastro real da população animal de Ubatuba. A ideia é que agentes de saúde em visita domiciliar fizessem também o levantamento da população animal de Ubatuba para melhor controle de zoonoses e de multiplicação, via castração.

Adiados

Foram adiados por uma sessão projetos diminuindo o número de concessão de títulos de cidadania e proposta do Executivo alterando normas do Código Tributário  para beneficiar proprietários de imóveis situados em áreas de proteção florestal.

Bogodão

No início da sessão foi observado um minuto de silêncio com moção de pesar pela morte de Lúcio Flávio da Silva, o Bogodão, cidadão ubatubense ativo na área esportiva, tendo dirigido por longos anos a Liga Ubatubense de Futebol e empresário, tendo feito amigos e admiradores por onde passou. Mineiro de Três Corações, onde nasceu em 1969, Bogodão veio para Ubatuba com 15 anos de idade. Atuava no ramo funerário.