Serviço não prevê remuneração e visa envolver sociedade nas ações do órgão
A Defesa Civil de Ubatuba está com inscrições abertas para interessados em apoiar, de maneira voluntária, os trabalhos desenvolvidos pelo órgão. A ação visa estimular e envolver a participação da sociedade civil no atendimento das ocorrências de grande porte, que requerem apoio, sob coordenação do órgão responsável pela Proteção e Defesa Civil.
Qualquer pessoa pode se cadastrar como voluntário: basta ter mais de 18 anos e boas condições de saúde. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de cadastro voluntário de pessoa física disponível pelo link: https://forms.gle/mtmKwiJ2icCVjy4AA
O formulário vai viabilizar o abastecimento de um cadastro que, além de informações básicas, contém questões para analisar o nível de conhecimento do interessado para direcionar melhor a atuação em cada tipo de ocorrência, como noções pré-hospitalares; se a pessoa já recebeu algum treinamento da Defesa Civil e se tem cursos pertinentes à área.
Algumas das atividades em que os voluntários poderão atuar são: montagem de kits de materiais de ajuda humanitária; carga, descarga e entrega de materiais para a população afetada por desastres, entre outras.
“Procuramos encontrar uma maneira da população em geral se envolver em atividades que ajudem a diminuir os danos causados por desastres naturais, como inundações e tempestades. Este serviço, que não é remunerado, tem uma grande relevância social e atende ao que está previsto na Lei do Voluntariado – Lei 9608, de 18 de fevereiro de 1998”, explicou o chefe de Seção de Cidadania e Defesa Social, Alexandre Napoli.
O que é a Defesa Civil?
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, subordinada à secretaria de Segurança Pública do Estado, tem como atribuições ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres naturais e/ou causados pelo homem, atuando em diversos cenários – desde vistorias pós-incêndio para analisar a estrutura da residência buscando verificar se a estrutura oferece risco a vida, junto ao engenheiro civil e realizando interdições se assim for necessário, até desobstrução de vias devido à queda de árvores, deslizamentos e demais ocorrências, monitoramento meteorológico, dentre outras atividades.
Como o voluntário pode contribuir?
monitoramento das moradias em áreas de risco;
solicitação de vistorias;
recebimento e repasse de alerta de chuvas;
ações de preservação do meio ambiente;
acompanhamento das obras de redução de risco;
participação em cursos de capacitação, encontros e seminários, dentre outros.
Entre em contato com a Defesa Civil:
Emergência – 199 / 3832-6604
E-mail: defesacivil@ubatuba.sp.gov.br
Rua Madame Janina, 28, Perequê Açu