Marcinho da Aciu diz que vai ver com seus olhos os problemas do dia a dia
Em sessão solene realizada às 14h00 desta terça feira, com plenário lotado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eugênio Zwibelberg (União Brasil) empossou como novo prefeito de Ubatuba, o comerciante Marcio Gonçalves Maciel (PSB) que prestou o juramento de praxe: “Prometo cumprir a Constituição Estadual, a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município, cumprir as leis e desempenhar o mandato que me foi confiado trabalhar pelo progresso do Município e o Bem estar de seu povo”, declarou.
Da Tribuna ele disse que “nesse momento tão grave da história de Ubatuba, não há nada a se comemorar. Não vejo nessa hora um ar de satisfação naquilo que os vereadores foram obrigados a fazer ontem. A politica de Ubatuba passa por um dos momentos mais tristes de sua história. Mas a vida é feita de recomeços e é sobre recomeços que assumo a honrosa função de Prefeito Municipal da estância balneária de Ubatuba”.
Citou um ditado popular que diz “o que os olhos não veem, o coração não sente como o adágio popular que expressa a indignação do nosso povo com o que vimos até ontem, uma cidade destroçada e abandonada. Essa é a lógica que vou mudar”, prometeu.
Disse que “não será um prefeito de gabinete, mas um prefeito das ruas. O que os olhos veem, o coração sente: então quero enxergar como o povo de Ubatuba, enxergar todos os problemas que ele enfrenta. Quero ver nossa cidade limpa, organizada, preparando e gerando qualidade de vida para todos. Meus olhos não irão se fechar aos problemas da nossa gente”,enfatizou.
TRABALHAR 18 HORAS – Repetiu que “no gabinete estarei para despachar documentos mas meu verdadeiro gabinete será as ruas, junto a você, cidadão que paga imposto e que espera um serviço público de qualidade. Não será uma tarefa fácil em tão curto tempo, mas uma coisa posso garantir a vocês: vou trabalhar 18 horas por dia para desenvolver Ubatuba e todos seus moradores.
Novo prefeito prometeu sair às ruas para ver com os problemas com os olhos do povo
Prometeu que “retomaremos o orgulho de ser uma cidade acolhedora, organizada e pronta para receber nossos turistas. Senhor presidente, senhores vereadores e presentes: viramos uma chave e vamos mudar juntos nossa cidade. Vou precisar de cada um dos senhores para governar e fazer uma Ubatuba que todos nós queremos”, cobrou.
Insistiu que “precisamos estar unidos, esquecer nossas divergências, vamos esquecer que temos eleições ano que vem e vamos tão somente lembrar que que temos um acidade para resgatar, governando para trazer qualidade de vida a todos. Quero nesse ano e meio de mandato fazer tudo que está ao meu alcance para que voltemos a ter orgulho de novo de nossa cidade. O que os olhos não veem o coração não sente. É assim que vou prefeitar, olhando para os problemas junto a você cidadão e trabalhando incansavelmente os problemas que enfrentamos. Podem contar comigo. Que Deus nos abençoe”, concluiu.
A FALA DE CADA VEREADOR – Aberta a palavra aos sete vereadores presentes na sessão, Josué D”Menor diz que o prefeito pode contar com ele, que está a disposição para fazer uma Ubatuba melhor”.
O vereador Jorge Ribeiro diz querer deixar claro que “eu nunca fui um vereador ou oposição ou situação. Sempre um vereador de construção e é isso que precisa o Município, trabalhar de forma integrada, unindo as Secretarias do Município e construindo politicas publicas independente de partidarismo”.
Jorginho disse que “cada um tem sua bandeira partidária e pode fortalecer as politicas públicas locais assim como eu tenho feito e outros vereadores também mas é preciso esquecer as bandeiras partidárias num momento de investir no Municipio, num momento em que é necessário fazer com que a população veja e sinta esses recursos em empregados através da melhoria da qualidade de vida”.
Como vereador eleito pela parcela da população de Ubatuba que lhe confiou o voto mas representando toda a população Jorge Ribeiro se colocou à disposição do novo prefeito ”para juntos, fazermos o melhor para a cidade, Farei sim, meu papel de vereador, continuando a fiscalizar mas também construindo para o Município de forma séria, comprometida e buscando a união de nossa população”, concluiu.
OLHAR DE INCREDULIDADE – Junior Jr. (Podemos) agradeceu aos funcionários do Legislativo que fizeram um trabalho impar durante a Comissão Processante (pede salva de palmas) e disse ter sentido um olhar de incredulidade nas pessoas ao andar pelas ruas. “Era como se dissessem um “não acredito! Pela primeira vez na história de Ubatuba, uma Câmara trabalhou corretamente, independente de ameaças veladas ou de ofertas”.
“Trabalhamos com a verdade, investigando”, prosseguiu Junior. “Sofremos sim, ameaças, principalmente eu, como presidente da Comissão e o vereador Eugênio, como relator. Nossas famílias sabem disso, mas aqui nos mantivemos firmes. Por isso quero agradecer a cada um dos sete vereadores que ontem mostraram o quanto vocês honraram os votos que tiveram”.
O vereador lembrou que “teremos uma nova jornada pela frente. Concordo com o prefeito que ontem não tivemos um dia feliz porque cassar um mandato não é um dia feliz para a historia politica de Ubatuba mas a partir de amanhã teremos dias melhores”, concluiu
.
Edelson Fernandes disse comparecer nesta sessão “pelo povo pelo qual fui eleito, pelo qual desde o primeiro dia do meu mandato, venho trabalhando. Parabenizo o prefeito Marcinho e vamos trabalhar pela cidade”.
“VOU CONTINUAR COBRANDO” – O vereador Adão Pereira, companheiro de partido do novo prefeito, o chamou de “Marcinho, porque eu fui o técnico dele lá no Esporte Clube Marafunda, naqueles tempos dos anos 80 e agora está aqui, prefeito de Ubatuba. Viemos numa caminhada juntos, estamos no mesmo partido, fizemos campanha junto visando sempre o melhor para a cidade, para que tudo aconteça da melhor forma possível e isso é nosso objetivo”.
No entanto, prometeu que “vou continuar brigando com você, como naquela época do futebol em que eu te puxava a orelha, exigia, cobrava. Eu não vou ser bonzinho aqui, mas dentro de uma legalidade para que possamos fazer sempre mais juntos e sempre mais fortes. Parabéns, que você faça um ótimo trabalho, isso é vontade minha e de toda a população de Ubatuba”.
Vantuil Ita parabenizou o novo prefeito, dizendo que não é uma tarefa fácil governar mas possível. “Nesse momento tão delicado, não podemos ser nem direita nem esquerda. Temos que olhar para a frente, para que Ubatuba avance. Não foi fácil, cumprimos nosso papel, tivemos muita pressão e agora desejamos boa sorte para você”.
“FILA DE ESPERA DE 20 ANOS” – Falando por último, o presidente da Câmara vereador Eugênio Zwibelberg parabeniza o prefeito, desejando que Deus o conduza no bom caminho, que você tenha discernimento, serenidade, lucidez na sua condução, na sua gestão. E quero dizer também que o mais importante é que mantenhamos na nossa cidade, o respeito, a seriedade na condução dos trabalho, que haja diálogo, que as instituições possam se conversar, possam se entender para que Ubatuba seja conduzida de forma adequada rumo ao desenvolvimento que tanto almejamos”.
Zwibelberg espera “que nossa cidade seja reorganizada, que nossos profissionais aqui da Segurança Pública tenham condições de atender a sociedade. Que Ubatuba avance. Nós não podemos mais aguardar na fila. Estamos na fila de espera a mais de 20 anos”.
O vereador lembrou que “Ubatuba foi outrora, na década de 80,90, a principal cidade do Litoral Norte e hoje, não fossem as riquezas naturais que nós temos, o que seria da nossa cidade? Essa é a reflexão que nós temos que ter e isso é um dever nosso porque somos autoridades constituídas, mas também de toda a população”.
AMEAÇAS VELADAS E EXPLICITAS – Eugênio mencionou também que o trabalho na Comissão nesses 80 dias não foi fácil, entre ameaças veladas e explícitas. Não é algo que podemos encarar com naturalidade, por mais que sejamos fortes, nossa família é atingida de maneira indireta, sofre abalos, nos deixa consternados mas isso também não é fato impeditivo para traçar o caminho”, enfatizou.
Declarou que “não podemos nos deixar intimidar por esse tipo de conduta. Não é prazeroso cassar um mandato mas o destino quis que acontecesse dessa forma. E o destino da nossa cidade está sendo alterado na data de hoje. Agora temos que nos unir e trabalhar para que Ubatuba prospere e saiamos desse marasmo e pra isso contamos com o senhor e o senhor pode contar com essa Casa de Leis”, concluiu encerrando a sessão.