Evento no plenário da Câmara foi aberto para munícipes
O plenário da Câmara acolheu na quinta feira -25/05-, o palestrante Rafael Souza, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE- para duas horas de palestra envolvendo temas como inteligência emocional, auto conhecimento e como aprender a trabalhar com as emoções para bem gerir pessoas e negócios. O evento foi um trabalho conjunto entre a Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Servidor -ESFAS- desta Cãmara Municipal e o Sebrae.
A importância do tema para o empreendedor ficou clara quando Rafael disse que “falar de negócios é falar de pessoas pois quem não entende de pessoas não entende de negócios. Assim, para gerir pessoas exige-se inteligência emocional já que por trás de toda gestão há pessoas com emoções. Falar de pessoas envolve sentimentos”.
No dia a dia convivemos com cinco emoções básicas que são: o medo, a tristeza, a alegria, o nojo ou repulsa e a raiva. E a Inteligência emocional é a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e o dos outros, motivando-nos a gerir bem tais emoções dentro de nós e dos nossos relacionamentos”.
Os componentes centrais da inteligência emocional seriam a auto-consciência ou capacidade de reconhecer as emoções, a auto-gestão ou capacidade de lidar com tais emoções (há inúmeras opções, sem extremos, desde passear com o cachorro ao banho de praia), auto-responsabilidade ou saber ler contextos para distinguir o que é teu e o que cabe aos outros, empatia ou capacidade de enxergar situações pela perspectiva do outro e habilidades sociais ou capacidade de relacionar-se.
Além de funcionários da Câmara, participaram do evento também munícipes
Modelos mentais – A inteligência emocional nos leva a questionar com qual modelo mental trabalhamos: há um modelo mental fixo que age na emoção comunicando-se de forma violenta, sem raciocínio, agindo através de crenças limitantes e vitimizando-se (a culpa sempre é dos outros).
E há o modelo mental de crescimento, que nos leva a tomar atitudes após analisar cenários, no levando a agir a partir das emoções (não pela emoção, conta até 10), desenvolvendo a auto-confiança para agir com protagonismo. Sabe comunicar-se.
Para superar um modelo mental fixo é necessário sair de sua zona de conforto, enfrentar o medo (medo de falar em público, por exemplo) para iniciar fase de aprendizado -fazer um curso de oratória- até chegar na zona do crescimento.
COMO MELHORAR SAUDE MENTAL – Rafael lembrou que pesquisa feita durante a pandemia mostrou que 40 % dos brasileiros experimentaram sensações de tristeza e depressão e mais de 50% dos entrevistados sofreram com ansiedade ou nervosismo com frequência.
Para trabalhar com tais sentimentos(ansiedade, nervosismo ou depressão) o palestrante aconselha:
– ter pequenos momentos de lazer que traga satisfação;
– cuidado com o uso de drogas
– precaver-se contra o mundo de fantasia do mundo digital (não ficar o tempo inteiro on line;
– em vez disso, conectar-se com pessoas e com a natureza e por fim,
– alimentar-se bem, dormir bem e exercitar-se.
Se necessário, procurar ajuda profissional de um médico e medicar-se.
O palestrante –
Rafael Souza é Consultor de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP (Empretec), formado em Tecnologia da Informação e especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Profissional, com 20 anos de experiência, atuando com planejamento estratégico, empreendedorismo, gestão de projetos, liderança de equipes e desenvolvimento de ferramentas e de conteúdo.