Home / Notícias / Destaques / ESCOLINHA DE SURFE E CASA DA JUVENTUDE, DOIS NOVOS PROJETOS PARA UBATUBA

ESCOLINHA DE SURFE E CASA DA JUVENTUDE, DOIS NOVOS PROJETOS PARA UBATUBA

Investimentos chegam a R$ 1.250.000 com recursos vindos de emendas parlamentares e do Governo do Estado

Na votação de dois substitutivos a projetos do Executivo, na sessão desta terça feira (17/08) a Câmara de Ubatuba aprovou por unanimidade a desafetação de duas áreas de domínio público no Sapê e na Estufa para a implantação de dois projetos de cunho social: uma escolinha de surfe na região Sul do Município e uma Casa da Juventude, projeto estadual, no bairro da Estufa I.

O primeiro Substitutivo nº 01 a Projeto de Lei nº 100/21 tratou da desafetação de imóvel de uso comum do Municipio que passa a bem de domínio especial no loteamento Balneário Santa Cruz, no bairro Sapê. Ali a Prefeitura vai construir . uma  escolinha de surfe para as crianças e jovens. A região sul da cidade não conta ainda com um equipamento desportivo do gênero.

O vereador Eugênio Zwibelberg (PSL) parabeniza o Executivo pela iniciativa e lembra que se trata de um projeto que vem para atender um anseio da região Sul, tornado possível através de uma emenda de R$ 300 mil obtida junto ao  deputado Ortiz Júnior pelo vereador Josué D’Menor e uma outra emenda de R$ 200 mil liberada pelo deputado Bertaiolli com a intermediação do vereador Osmar  de Souza, acho que o Frediani também atuou”.

O vereador Rogério Frediani também parabeniza a iniciativa da prefeita “por sensibilizar-se pelo projeto já que o surfe representa um legado de Ubatuba” e cita o surfista Filipinho como representante da cidade nesse esporte. Ele informa que “participou lá atrás, no começo da proposta que acabou resultando nesse trabalho de agora que vai render frutos no futuro. Na votação o substitutivo é aprovado por unanimidade.

Casa da Juventude – Ainda com assinaturas regimentais entra em votação o substitutivo nº 01 ao projeto de lei nº 101/21 do Executivo sobre desafetação de imóvel de domínio público no loteamento Gurilândia Caiçara, na Estufa, na Praça Maracanã, área que será destinada à construção da Casa da Juventude, atendendo esporte e lazer e causa social desse segmento.

projeto Casa da Juventude foi lançado em maio último pelo Governo do Estado para oferecer espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional, com ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil. Trata-se de um centro de difusão cultural, mas também de formação profissional.

O vereador Rogério Frediani informa que somente 40 cidades dentre os  645 municípios no Estado de São Paulo foram contemplados, sendo Ubatuba uma delas, num investimento de R$ 740 mil.

Frediani diz que esteve ontem (segunda, 16/08) em uma audiência sobre a questão da desafetação no bairro, para que não houvesse nenhum impasse porque naquele espaço também está instalada a sede da SAB – Sociedade Amigos do bairro da Estufa. Está lá há 30 anos mas a SAB ainda vai ganhar uma sede nova, com novo vestiário no campo de futebol, com dinheiro próprio do Município. É um ganho para a Estufa, um ganho para a Juventude”, enfatizou.

Os vereadores Vantuil Ita e Adão Pereira  parabenizam a prefeita por essa iniciativa, de grande relevância para os jovens. Adão diz que também correu atrás das verbas.

O vereador Zwibelberg lembra que a “Casa da Juventude é um programa do Governo Estadual e diversos municípios estão sendo contemplados por esse projeto. Diz que que ele esteve no Palácio dos Bandeirantes reforçando o pedido para que Ubatuba recebesse a iniciativa e quem ganha é a população. A Prefeita também.

“Protocolei pedido na Casa Civil, protocolei com deputados enfim, nós corremos atrás, essa é a nossa função, de fiscalizar, propor leis e buscar parcerias seja no Estado seja na União para viabilizar tais inciativas. Então, parabéns à Prefeita e agradecer ao Governo do Estado por estar disponibilizando esse equipamento para nós”.

O presidente da Mesa, Jorge Ribeiro (PV) também parabeniza o Executivo pelo esforço de ir até São Paulo, buscar apoio político mas vai também um parabéns especial ao vereador ITA pois quando chegou o projeto da desafetação na casa, na discussão  ele disse que iria primeiro falar com a população no bairro, falar com a comunidade, chamou a prefeita para a conversa, chamou-a para ir ao bairro. Parabéns por estar com a população”.

A desafetação foi aprovada por unanimidade.