Home / Notícias / NO DIA DO PROFESSOR FLAVIA TEM APROVADAS NORMAS PARA MERENDA E ESCOLA PARA PAIS

NO DIA DO PROFESSOR FLAVIA TEM APROVADAS NORMAS PARA MERENDA E ESCOLA PARA PAIS

NO DIA DO PROFESSOR FLAVIA TEM  APROVADAS  NORMAS PARA MERENDA E ESCOLA PARA PAIS

No Dia do Professor, a vereadora Flávia Pascoal (PDT), ela também educadora, conseguiu aprovar dois projetos voltados para a Educação: um, criando uma Escola  para Pais” de alunos e um outro pedindo a divulgação de dados nutricionais da merenda escolar.

O Projeto de Lei nº. 113/13, de Flavia Pascoal – PDT, autorizando o Poder Executivo a criar o Programa Escola para Pais em Ubatuba busca ressaltar “o papel educativo dos pais, trocando reflexões sobre artigos e publicações a respeito desse tema. Buscamos melhorar a relação professor-aluno que hoje a gente vê de modo conturbado, gerando vínculo melhor entre todos”

Para a vereadora, “não se trata só de falar sobre rendimento escolar ou disciplina nos encontros de pais a cada bimestre ou trimestre mas é uma forma de educação também para famílias”.

Segundo Flávia, tal programa “não tem custos para o Município. Escolas que já fazem esse trabalho tem um ganho muito grande no processo de aprendizado. Hoje no Dia dos Professores é importante discutir isso”, enfatizou.

Na justificativa ela diz que “o projeto quer dar transparência ao cardápio e à tabela nutricional que tem que estar visível. Os alunos cobram o que vai ser servido, querem acompanhar o dia a dia, tem que estar em letras visíveis, letras grandes”. Recentemente, os vereadores aprovaram também projeto prevendo campanha contra obesidade infantil nas escolas, tema vinculado a questão nutricional.

Os dois projetos foram aprovados por unanimidade.

Dia do Professor – Antes de iniciar votações o presidente da Mesa, vereador Eraldo Todão (PSDC) abriu 3 minutos para cada vereador se pronunciar em homenagem ao Dia do Professor mas apenas ele e a vereadora se pronunciaram. Flavia enfatizou que “o melhor presente a ser concedido aos mestres em seu dia é a valorização profissional. No entanto, hoje, os jovens já não escolhem o magistério pois não veem valorização como realização pessoal e auto-estima”.

Para a professora, que já foi também Diretora de Ensino na rede municipal, “as condições de trabalho são parecidas com as de décadas atrás, sem avanço. Vimos o fim do magistério em nível médio. Mas é nossa profissão que capacita e forma todas as outras. Quantas foram as pessoas que nos motivaram a lutar por uma sociedade mais justa? São todos professores. Estamos juntos nessa campanha pela valorização dos mestres”.

Tempo integral – Em outro momento da sessão, Flavia voltou ao tema da Educação informando que apresentou reivindicação sobre a retomada das escolas de tempo integral. “Tínhamos projetos importantes nesta área e hoje não tem mais. Esperamos que voltem os projetos de tempo integral porque comunidade tem cobrado. Principalmente escolas mais distantes. Ela pede que se analise com carinho essa indicação”.

Há uma semana o governo do Estado apresentou projeto de escola de tempo integral para vários municípios, deixando Ubatuba de lado.

O vereador Eraldo Xibiu (PSDC) solicitou que seu assessor, o também professor Marcos Roberto dos Santos, lesse um texto escrito por ele em que enfatiza a profissão do educador como um sacerdócio, amigo e psicólogo, a mostrar que há caminhos mais claros a serem seguidos e lembrou que médicos, engenheiros, todas as profissões um dia tiveram professores à sua frente”.

A pedido do vereador Claudnei Xavier (DEM) foi adiada a discussão sobre alterações em tabelas das Diretrizes Orçamentárias. O vereador diz ter visto discrepância de dados, erro na tabela 2 para 2016 e pediu que a secretaria esclareça a dúvida”.

Moção:

Flavia Pascoal apresentou congratulações ao atleta Almiro Barros dos Santos, pela sua recente conquista no MMA ou Artes Marciais Mistas- One FC- maior evento da Ásia, elevando o nome de nosso Município para além de nossas fronteiras. Para ela Almiro “se espelhou em seu tio, o Josino, exemplo de esportista ubatubano, cidadão iluminado.

Espaço Mãe – O vereador Eraldo Todão, nos pronunciamentos pessoais, destacou a recente inauguração de um “Espaço Mãe” dentro da Santa Casa de Ubatuba, voltado para ações de apoio à gestantes. Segundo ele é a primeira no Litoral, um projeto que foi concretizado”.

Orçamento – Xibiu convocou a população a participar, no próximo dia 22,  às 18 horas, no plenário da Câmara, de uma audiência pública ou reunião de informação sobre o Plano Plurianual e o Orçamento para 2014 “para que o povo saiba o que está acontecendo, o que está em discussão, para onde foram direcionados os recursos. “O importante é que não venham para cá falando que a Câmara vai aprovar aumento de impostos, de IPTU”.

Conquistas de Bibi – O vereador Reginaldo  Bibi (PT) fez uma rápida prestação de contas de resultado das viagens que tem feito em  busca de recursos, destacando as três primeiras conquistas alcançadas e que já estão a disposição de Ubatuba:

A Rede Wi-Fi para a cidade a ser definido o local para ser instalado. Para se ter acesso à Internet através de rede Wi-Fi, deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso ou local público onde opere rede sem fios e se usar dispositivo móvel ou computador portátil ou tablet com capacidade de comunicação sem fio.

O  “Programa Acessa São Paulo”, que também permite acesso à Internet, disponibilizada pelo governo estadual, segundo Bibi, depende apenas da localização de uma sala para acomodação dos equipamentos.

Ele mencionou ainda emenda alcançada no valor de R$ 250 mil reais para ser aplicada em obras de infraestrutura já disposição desta cidade.