Projeto de Lei de autoria do vereador Eugbênio Zwibelberg– União Brasil– busca estabelecer junto ao comércio local o Programa “Troco Solidário”, com a finalidade de auxiliar financeiramente entidades filantrópicas do Município através da solidariedade e colaboração mútua. Há programas semelhantes em farmácias mas os valores vão para outras cidades.
O proponente explicou em plenário que sempre que fazemos uma compra em dinheiro nós pagamos nossos produtos e sempre sobram moedas que muitas vezes perdemos, deixamos no carro ou caem na rua”.
“A ideia é que esse troco seja depositado em urnas especificas, identificadas com o nome do projeto (Troco Solidário)”, prosseguiu. “Parece insignificante depositar 5 ou 10 centavos mas se arrecadamos 10 centavos de todos os que passam por Ubatuba por ano (cerca de um milhão), chegamos a uma arrecadação de R$ 100 mil e isso pode ajudar pessoas”, enfatizou.
O Conselho Municipal da Assistência Social seria o responsável para arrecadar junto aos comerciantes que estão com as urnas e depois faria a distribuição equitativa. Hoje Ubatuba conta com mais de 10 entidades cadastradas, algumas à beira da falência como a APEAU.