Entre os homenageados, atletas, escola de dança, professor de Direito e guias
A 40º sessão da Câmara de Ubatuba, a última de 2022, prestou homenagens através de sete moções de congratulações a equipe mirim de vôlei do Sertão da Quina, as equipes masculina e feminina de vôlei adaptado compostas por atletas entre 58 à 70 anos,ao campeão mundial de skinboard, Leandro Santos e ao idealizador do Projeto Logan de jiu-jitsu, a uma escola de dança, a Soul Studio, ao professor de Direito e diretor da Faculdade Módulo, Marcelino Sato Matsuda além da “Associação Coaquira de Guias de Turismo, Monitores e Condutores de Ubatuba.
EQUIPE MIRIM DE VÕLEI – O vereador Rogério Frediani – PL, homenageou o atleta Enzo Gabriel Menezes Cezerino, representando a esquipe Mirim de Voleibol, do Colégio Áurea Moreira Rachou, do Sertão da Quina, que conquistou, após vencerem as etapas Litoral Norte e Vale do Paraíba, uma quarta colocação na final estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo realizados na cidade de Praia Grande/SP entre os dias 21 a 30 de setembro deste ano.
A equipe mirim de vôley da escola Áurea Rachou
Também foram homenageados por Frediani, os professores Marcos Antônio Jardim e Celso Tadeu Francelino que orientam a equipe. Na justificativa ele considera que “Ubatuba é celeiro de atletas de várias competições e muitas destas trazem conquistas tanto anônimas quanto famosas, como um Mundial de Surfe, emergindo não só a esperança de um futuro melhor, mas um modelo a ser seguido.
DR. MARCELINO MATSUDA – Na sequência é votada a Moção nº 37/22, do vereador Osmar de Souza – Republicanos, de congratulações ao Dr. Marcelino Sato Matsuda, diretor do Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião pelos relevantes serviços prestados a Ubatuba e ao Litoral Norte Paulista na educação superior. Dois ex-presidentes desta Câmara foram alunos dele: Silvinho Brandão e Claudnei Xavier.
Prof. Matsuda,doutor em Direito, ajudou na formação de inúmeros estudantes da região
Na Justificativa se explica que o professor Matsuda ajudou na formação de muitos estudantes na área do Direito levando-os a concluir seus sonhos de futuros advogados, juízes, promotores de justiça, delegados, policias, analistas judiciários e tantos outros cargos, sendo dedicado a causa da Educação Superior nesta área de formação.
O professor Marcelino Sato Matsuda é Doutor em Direito pela PUC/SP na área de concentração dos Direitos Difusos e Coletivos, Avaliador do MEC, Mestre em Direito na área de concentração dos Direitos Fundamentais, pós-graduado em Direito Constitucional; graduado em Direito e atualmente é Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Sebastião (FASS) e do Centro Universitário Módulo, ambas pertencentes ao Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.
Os vereadores Silvinho, Adão, Ita e Eugênio parabenizam Osmar por apresentar uma moção perfeita ressaltando o lado humano do professor e defenderam a retomada dos programas de Bolsas de Estudo para estudantes semcondições de bancar os cursos.
Leandro do Skimboard – Outra moção do vereador Osmar de Souza – Republicanos, trouxe ao plenário para ser homenageado, o surfista Leandro Azevedo dos Santos, pela excelente representação de nossa cidade, como campeão mundial, realizado através do skimboard, elevando o nome de Ubatuba em outros Estados e mesmo outros Países.
O histórico lembrou que Leandro começou na prática desse esporte com 10 anos de idade, tendo já representado Ubatuba em diversos campeonatos nacionais e internacionais como no Chile, México, Angola, sendo o primeiro brasileiro a vencer uma etapa do mundial em 2014 aqui no Brasil na praia da Sununga.
O atleta conquistou vários títulos, sendo campeão brasileiro, paulista, sul americano entre outros. Hoje ainda é um atleta profissional e presidente do Instituto Brasileiro de Skimboard (IBRASKIM), fazendo parte da organização do circuito brasileiro (CBS) e atua como professor de skimboard incentivando a molecada a seguir o caminho do esporte.
AULAS DE JIU-JITSU PARA CRIANÇAS – Através da Moção nº 39/22, o vereador Jorge Ribeiro “Jorginho” – PV, homenageou o professor Rubens Logan, idealizador do “Projeto Logan que atua junto as crianças do bairro Sesmaria, com aulas de Jiut-Jitsu.
O projeto social “Equipe Logan” que inicialmente ministrava aulas esporádicas de jiu-jitsu para crianças do bairro Estufa II em 2016, foi implantado de forma efetiva em 2018, quando o professor Rubens resolveu assumir a linha de frente para ajudar as crianças do bairro.
Crianças do jiu-jitsu conquistaram títulos expressivos, incluindo um Mundial
Seis anos após esse inicio, graças a enorme dedicação, muitos títulos importantes foram conquistados pelas crianças do bairro, entre eles alguns bens expressivos, como: Campeonato Mundial, Campeonato Sul-Americano, Campeonato Latino Americano, Campeonato Brasileiro, Taça SP e, agora em 2022, alguns atletas participaram do Campeonato Mundial em 27 de novembro, conquistando 5 medalhas. Atualmente, em parceria com o projeto Namaskar ele atende mais de 50 crianças e adultos.
VOLEY ADAPTADO PARA 3ª IDADE – Com assinaturas regimentais vai à votação a moção de louvor nº 42/22 do vereador Eugênio Zwibelberg (União) às equipes masculinas e femininas de Vôley Adaptado da Terceira Idade compostas por atletas de 58 à 70 anos, que vêm se destacando em diversos campeonatos ocorridos no Estado de São Paulo.
Equipes envolvem atletas com idade entre 58 até 70 anos
A proposta leva em conta que, além do trabalho físico, a prática de esporte, sobretudo nessa faixa etária, melhora a cognição, previne doenças, socializa e proporciona bem estar físico e mental dos integrantes. O texto cita 32 nomes de atletas na homenagem.
ESCOLA DE DANÇA – Também proposta pelo vereador Eugênio, outra moção homenageia a escola Soul Estúdio de Dança que mesmo com um histórico recente, já vem sendo protagonista em vários eventos na cidade. Montado neste ano de 2022, a escola já destacou-se em vários apresentações culturais no Município, proporcionando aulas especializadas de Danças Urbanas, Ballet Clássico, Jazz Dance e ainda, Alongamento/Flexibilidade.
A escola já se destacou em várias apresentações culturais neste ano
Segundo o vereador proponente, a iniciativa veio mostrar que a arte de dançar é importante em qualquer idade, pois além do trabalho físico, dançar beneficia a perda de peso, estimula a memória, melhora a postura e flexibilidade, reduz o estresse, evita a depressão, melhora o equilíbrio, o condicionamento físico e evita uma vida sedentária que gera enfermidades.
A SOUL STUDIO de DANÇA, realizou entre os dias 9,10 e 11 de dezembro uma “brilhante” apresentação no Teatro Municipal, envolvendo dança e teatro, inspirado na animação infantil “Encanto”, da Disney, sendo muito aplaudida.
Guias e Monitores de Turismo – A sessão prosseguiu com a entrega da Moção nº 40/22, do vereador Júnior “JR” – Podemos, de congratulações à Instituição “Associação Coaquira de Guias de Turismo, Monitores e Condutores de Ubatuba” pelo Importante serviço prestado à nossa cidade”.
A Associação Coaquira de Guias de Turismo, Monitores e Condutores de Ubatuba é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento da cidade de Ubatuba, com foco no turismo, meio ambiente e diversidade cultural presente no território
Associação Coaquira atua na promoção do turismo sustentável
A entidade busca ainda representar os interesses e fortalecer a categoria dos Guias de Turismo, Monitores e Condutores, promovendo o ordenamento do turismo, conservando e preservando o meio ambiente e o nosso patrimônio histórico-cultural, sobretudo apoiando a diversidade dos costumes e o modo de vida das Comunidades Tradicionais de Ubatuba, contribuindo para a sustentabilidade do município.
A coordenadora do projeto, Jaqueline Dutra, falou um pouco das ações da entidade que tem desenvolvido trabalhos com crianças e adolescentes levando conhecimento de forma lúdica através dos Guias de Turismo e Monitores, abordando sobre o bioma Mata Atlântica, sua importância e a responsabilidade de cada um. Em 2018 formou 17 moradores da comunidade do Corcovado como Monitores Ambientais que hoje são credenciados no Parque Estadual da Serra do Mar— Núcleo Picinguaba.