Home / Notícias / Destaques / APROVADA CRECHE PARA IDOSO MAS PAGAR DIVIDA COM IMÓVEIS NÃO

APROVADA CRECHE PARA IDOSO MAS PAGAR DIVIDA COM IMÓVEIS NÃO

Com quatro projetos em pauta, os vereadores de Ubatuba aprovaram por unanimidade ontem (terça feira 6/10)  proposta do Vereador Adão Pereira (PCdoB) para que o Município crie creches para acolher idosos acima de 60 anos que precisam ficar em casa, geralmente sozinhos, enquanto os parentes trabalham.

A ideia, segundo o vereador proponente, visa ao bem-estar, à melhor qualidade de vida e integração social de idosos. Estes seriam acolhidos em locais, dias, horários e com atividades a serem determinadas após discussão entre os Poderes e o Conselho de Direitos do Idoso.

O programa, a ser bancado por dotações orçamentárias próprias, poderá ter o apoio de familiares e grupo de voluntários, desde que não exista vínculos empregatícios, com serviços previamente autorizados pela autoridade competente. Quarenta por cento das vagas seriam reservadas  a famílias de baixa renda que não tem com quem deixar os idosos quando saem para emprego.

O Vereador Adão justifica a proposta dizendo que “idosos, por estarem sós em casa e em muitos casos, por terem mobilidade reduzida, enfrentam uma série de problemas, sendo total ou parcialmente dependentes de familiares, mas muitas vezes o familiar é obrigado a trabalhar para sustentar o lar e deixam os seus dependentes com   o coração apertado ou são obrigados a deixar emprego”. Adão questiona: “Se tem creche para crianças, porquê não para o idoso?”

Dívida por imóvel –  No entanto, por cinco votos a favor e quatro contra, foi rejeitado o projeto de Lei de autoria do Vereador Rochinha do Basquete (PTB), permitindo que o município possa aceitar dação em pagamento de bens imóveis como forma de quitar dívidas tributárias em Ubatuba.

Inicialmente, o vereador proponente pediu adiamento por seis sessões, prevendo posições contrárias. O adiamento foi negado. Os cinco vereadores que votaram contra, argumentaram que o projeto de número 53/18,  não é paritário, ou seja, acabaria por beneficiar proprietários mais ricos, ou donos de vários imóveis contra o devedor que não teria imóvel para negociar.

“Vamos favorecer apenas aquele cidadão que tem 15 ou 20 imóveis para negociar. Esse cidadão vai escolher o pior deles, em local inapropriado e que não teria serventia nenhuma. Estaremos tapando o sol com a peneira, favorecendo quem pode”, declarou o Vereador Ricardo Côrtes  (PSC).

Já o Vereador Reginaldo Bibi (MDB) lembrou que a Câmara votou na semana passada o Refis ou refinanciamento de dívidas municipais e se aprovarmos agora a dação de imóveis, isso poderá até fazer cair a arrecadação via Refis. Isso não vai aumentar a receita. Se a pessoa não está pagando, que vá para a execução fiscal”, enfatizou Bibi.

O Vereador Adão acha que a dação de imóvel só vai trazer mais problemas para o município administrar. “Que o devedor negocie de outra forma a sua dívida, ache outras formas para quitar”.

O projeto previa uma série de exigência para que o município aceite o imóvel, dependendo de laudo de avaliação prévia por perito, que não seja inservível, que não acumule dívidas, ações ou contestações judiciais, etc… Os argumentos e mesmo o parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação não convenceram a maioria.

Crédito especial – Projeto de Lei nº. 72/18, dispondo sobre abertura de Crédito Especial no Orçamento Vigente no valor de R$ 535 mil voltado para ações de apoio ao Esporte Amador, também foi aprovado por unanimidade.

Ricardo Côrtes retirou projeto seu instituindo o Cadastro Municipal dos Protetores e Cuidadores Individuais de Animais em Situação de Abandono e Risco no município por uma sessão.