Home / Notícias / Destaques / APROVADO PROJETO QUE CRIA CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR EM UBATUBA

APROVADO PROJETO QUE CRIA CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR EM UBATUBA

Após sucessivos adiamentos a espera de um substitutivo do Prefeito, projeto proposto originalmente pelo Vereador Adão Pereira (PCdoB) criando um cursinho pré-vestibular público em Ubatuba foi aprovado nesta terça-feira (02/04) na 7ª Sessão Ordinária desse ano.

Denominado projeto educacional “Futuro Melhor”, a proposta tem cunho social e vai atender gratuitamente  alunos oriundos das escolas públicas municipal e estadual na preparação para o ENEM – o Exame Nacional do Ensino Médio.

O objetivo é “estimular o interesse de jovens e adultos em ampliar a sua formação acadêmica, adquirindo novos conhecimentos e obter crescimento profissional pelo ingresso no ensino superior”.

O texto diz que a escola terá como metodologia didática o formato adotado pelos cursinhos preparatórios de vestibular, usando recursos humanos e estruturais da Secretaria Municipal de Educação. O número de vagas a serem preenchidas, matérias abrangidas, carga horária, calendário e local das aulas serão definidas posteriormente por decreto.

Por ter  caráter eminentemente social a Secretaria da Educação terá acesso a dados socioeconômicos dos interessados para estabelecer critérios de provimento de vagas. A presente proposta será adequada à execução orçamentaria da Secretaria de Educação com remanejamentos que se fizerem necessários, abrindo-se possibilidade de convênios ou parcerias com a iniciativa privada.

Outros projetos – Os vereadores rejeitaram ainda por unanimidade o veto total do Prefeito ao projeto do Vereador Junior JR (PODEMOS) dando denominação de Rua Edson Lino Melchior (Bengala) ao logradouro público localizado no final da Avenida Marginal B. Um terceiro projeto, este  vindo do Executivo, determina que os cargos de inspetor e subinspetor será de livre nomeação pelo Prefeito escolhido entre os funcionários de primeira classe da corporação.

Foram adiados por quatro sessões, a pedidos dos autores, propostas do Vereador Silvinho Brandão (PSDB) autorizando o transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte, acompanhados por seus responsáveis, nos meios integrantes do sistema de transportes por ônibus urbanos, e outro do Vereador Ricardo Côrtes (PSC)  que “dispõe sobre a instalação de câmeras de vigilância nos ônibus de transporte coletivo de passageiros”.

Albergue municipal – O Vereador Ricardo Côrtes (PSC) com base em pronunciamento feito da Tribuna Popular sugeriu que a Câmara realize “levantamento de ONGs (Organizações não Governamentais) que atuam em Ubatuba para saber quais, realmente, carregam  sentido público em suas ações”.

Ele citou, como exemplo, “o Lar Vicentino que vive sem apoio,  a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais,  que também sempre corre atrás de ajuda financeira” para que sirvam de pontos de referência.

O vereador lembrou ainda que na região do Horto funcionava o Albergue Cora Coralina que acabou destruído por um incêndio. Então, sugeriu ele, “que se recomponha e se recupere aquele albergue noturno para acolhimento dos moradores de rua. A gente vê diariamente pessoas dormindo nas calçadas, ao lado do Banco do Brasil e em vários outros lugares da cidade. Muitos intimidam pessoas pedindo dinheiro e muitas vezes para comprar drogas, pedem comida ou ficam pedindo dinheiro por guardar carro. Isso é uma situação que tem que ser enfrentada”, concluiu.