Home / Notícias / NOVE BAIRROS RECEBEM PLUVIOMETROS

NOVE BAIRROS RECEBEM PLUVIOMETROS

NOVE BAIRROS GANHAM MEDIDORES DE CHUVA PARA MONITORAMENTO DE ÁREAS DE RISCO

Mas Ubatuba tem a mais completa estação meteorológica do Litoral Norte no Horto e não usa dados.

Ubatuba foi contemplada com 9 pluviômetros oferecidos pelo Governo Federal e a Defesa Civil por intermédio do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para serem instalados em áreas de riscos de deslizamentos.

Como os aparelhos serão monitorados por técnicos da Defesa Civil local, a Secretaria Municipal de Segurança ofereceu na última sexta-feira, 16, um curso de capacitação para operacionais de setores envolvidos e membros da sociedade civil. O curso foi ministrado por técnicos do Programa “Pluviômetros nas Comunidades”.

O evento foi acompanhado pelos vereadores Eraldo Todão Xibiu (PSDC), presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Bibi (PT) e Adão Pereira (PDT).

Questões como Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, noções básicas para a instalação dos equipamentos, noções básicas para disponibilização dos dados pluviométricos e articulação comunitária para a percepção de riscos, foram temas de debate durante o curso. A parte teórica foi realizada no Hotel Dellamares, no Perequê-Açu e a prática na Escola Municipal  Maestro Pedro Alves Souza, no bairro da Figueira/Horto.

Instalação

O secretário de Segurança Social, Arthur D’Angelo acompanhou a instalação do equipamento-piloto explicando que “através do projeto Pluviômetros nas Comunidades, com os aparelhos instalados em áreas com riscos de deslizamentos, vamos introduzir a cultura da prevenção e percepção de riscos de desastres naturais, envolvendo a população e fortalecendo as capacidades locais de enfrentamentos adversos”.

“Quando a quantidade de chuva representar riscos para sua comunidade, o responsável pelo pluviômetro será um dos primeiros a avisar a população. Em caso de alerta, todos devem tomar providências antes que o desastre aconteça. Sair de casa e procurar abrigo nos locais apropriados é a primeira coisa a se fazer”, afirmou o secretário.

Estiveram também presentes no curso, autoridades, vereadores, técnicos da defesa civil e membros das comunidades vizinhas.

Estação do IAC

A base do Instituto Agronômico de Campinas –IAC,- em Ubatuba, localizada no Horto Florestal, a cerca de um km da escola onde foi implantado o pluviômetro do Cemaden, abriga uma estação meteorológica completa, sendo a única do Litoral Norte considerada de primeira linha ou seja, é composta por toda aparelhagem necessária para medição de chuva e coleta de dados climatológicos

É administrada pelo setor de Climatologia do IAC que reúne base de dados históricos sobre clima de 121 anos. O local conta também com uma torre de medição de dados climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –INPE.

O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, possui 106 estações meteorológicas automáticas no Estado de São Paulo e tem uma das bases de dados mais antigas do País mas Ubatuba, até agora, não se utiliza desses dados.

Os dados gerados nas 106 estações meteorológicas automáticas do IAC contribuem com o universo urbano ao orientar os trabalhos preventivos das unidades de Defesa Civil paulista. Os órgãos utilizam as informações em ações preventivas em períodos de seca e de chuvas, respectivamente, para evitar queimadas e desmoronamentos.

Eles são também utilizados para registrar, avaliar e transferir informações sobre chuvas e outros dados climáticos necessários para os agricultores adequarem o manejo das culturas com menor desperdício de produtos, melhor aproveitamento para as lavouras e menor impacto ambiental.