Home / Notícias / Destaques / VEREADORES VOLTAM A DENÚNCIAR PRECARIEDADE EM RODOVIAS

VEREADORES VOLTAM A DENÚNCIAR PRECARIEDADE EM RODOVIAS

SP 55 sem recapeamento e obras esperadas na BR 101 agora privatizada

Os vereadores Rogério Frediani (PL) e Jorge Ribeiro (PV) usaram o espaço de explicações pessoais no final da 16ª sessão, realizada nesta terça feira -25/05- para abordar problemas como o recapeamento da SP-55 e cobrar da nova concessionária da BR 101 soluções duplicação, escoamento de água e falta de túneis ou passarelas na rodovia.

Frediani desabafou dizendo “parecer que estamos mendigando o recapeamento. Novamente venho alertar para o perigo que está ali na praia do Lamberto, com um rio passando pelo meio da estrada, vem abrindo cratera na pista e ninguém toma providência, com uma obra mal feita ali na reta do Lamberto”.

Segundo o vereador “o asfaltamento não acontece, está sendo feito por etapas, pedaços pequenos, acarretando problemas para a cidade e para outros usuários.. Temos quatro vereadores que são da região Sul e são obrigados a usar a estrada diariamente e não podemos ficar quietos. Nenhuma sinalização.  Quando asfalta fica vários meses sem sinalização nenhuma, sem a faixa amarela, com chuva é terrível passar.  Vidas foram perdidas em acidentes”.

Duplicação e tuneis – Já o Presidente da Câmara de Ubatuba, vereador Jorge Ribeiro (PV) lembrou que a “CCR-Nova Dutra assumiu trecho por concessão também em nosso Município. Aqui a  duplicação é reivindicação antiga mas nunca saiu do papel além de medições e sondagens. Moradores ao lado da rodovia ficam inseguros”.

O vereador criticou “recente reunião entre a CCR e o Executivo, sem presença de vereadores. “Vi pela foto que nenhum vereador participou. O vereador é quem ouve as demandas, é o elo mais próximo da população”, reclamou Jorginho.  “Eu tive oportunidade de enviar oficio à CCR, ao DNIT e não tive acesso a esse projeto (de duplicação). A CCR deveria vir conversar também com os vereadores”, cobrou.

Ele lembrou que “em 2017 houve audiências envolvendo a BR 101 em que o Município não participou. A BR 101 interfere em diversas situações dentro do Município,  não só na mobilidade mas também no escoamento de água. A BR virou uma espécie de barragem e o escoamento passa onde? Passa por baixo da estrada, em tubulões que muitas vezes estão obstruídos, alagando bairros do entorno. Devemos falar do escoamento e dos túneis como na Estufa II, na região do Perequê Açé. Não há  uma ata de audiência onde tenha um pleito de Ubatuba em audiências na Secretaria de Segurança Publica estadual”, enfatizou.

O vereador prometeu montar um grupo para fiscalizar de perto contratos de obras na rodovia, vamos montar grupo para acompanhar todos os contratos na construção de tuneis e passarelas. “Os diversos serviços a serem realizados na estrada vão gerar arrecadação de ISS. Assim, temos que receber bem a concessão, essas obras vão gerar cerca de R$ 3 bilhões em impostos, não só aqui no Município. Vamos fiscalizar esse contrato, essa concessão. Vamos pleitear mais túneis, mais passarelas.

Jorginho no entanto elogiou a rapidez com que foram solucionados os “problemas provocados pelas chuvas recentes com desastres ali na Almada, Picinguaba, Itamambuca. A CCR foi lá, fez um trabalho ágil, rápido na recuperação das quedas de barreiras.