Home / Notícias / Destaques / ACIDENTE COM 4 MORTES NA SP 55 GERA COBRANÇAS AO DER

ACIDENTE COM 4 MORTES NA SP 55 GERA COBRANÇAS AO DER

“Descaso” com manutenção em trecho de Ubatuba vai gerar nota de repúdio

Após a votação em bloco dos requerimentos da quarta sessão ordinária (22/02) e aberta a palavra para pronunciamentos pessoais, o vereador Rogério Frediani usou o espaço para tecer fortes criticas pelo “descaso por parte do Governo do Estado e falta de vergonha por parte do D.E.R.-Departamento de Estradas de Rodagem- quanto à manutenção da rodovia aqui no trecho de Ubatuba, fazendo trabalhos pela metade”. Vereadores propõem nota de repúdio conjunta.

Frediani insiste que “tem alertado desde o ano passado sobre a rodovia SP 55 ou Hipólito do Rego e hoje uma grande tragédia acabou acontecendo. Nós perdemos uma professora daqui do Município, que dava aula em Caraguá, uma amiga, esposa do Sérgio Sacchi”. Ele solicitou um minuto de silêncio pelas vitimas e prosseguiu: “Hoje foram quatro, cinco vitimas pois uma não sabe se vai sobreviver. Passei pelo local e fiquei chocado com a cena que vi, incêndio da carreta, terrível”.

O vereador lembra que “em Caraguá existe uma empresa terceirizada que faz a limpeza das canaletas, com mato cortado e benfeitorias de margens. Mas só fica pro lado de Caraguá e do nosso lado isso não acontece, só ficamos com os buracos. Eu moro na região Sul mais os vereadores Osmar e Di Menor e nós sabemos como está a estrada, o abandono que é, esqueceram de nós”, cobrou.

Remendos pela metade – Segundo Frediani, “eles começaram fazendo remendos mas fazem pela metade, pararam, largaram pedrisco no acostamento. Tenho presenciado vários acidentes de motos por causa do pedrisco. A semana que vem já é o Carnaval. Cancelaram o Carnaval mas vai ter o feriado e vamos receber turistas. A buraqueira, o abandono lateral da estrada é evidente. Como vereador tenho de colocar aqui essa falta de vergonha do DER, são apenas 35 ou 36 km até a divisa”.

“E as obras de contenções? Foram enfiados 9 milhões de reais no trecho da praia do Lamberto. Está lá escrito na placa esse valor, num barranquinho que caiu do nada. Nem jatearam o cimento ainda, só estão lá as telas penduradas. Fazem um pedacinho na Praia Dura , outro pedacinho na Praia Grande, remendinhos emergenciais que dão milhões para empresas que não terminam a obra. Um desbarranco fácil de resolver vira uma obra faraônica. As empresas até torcem para vir chuva e cair barreira. Estão montando outro canteiro em lugar que nem caiu ainda o barranco, já estão esperando cair. É lamentável. É lamentável, não podemos ficar quietos”, desabafa Frediani.

O vereador informou que a Prefeitura tem utilizado mão de obra da Sanepav para trabalhos nas laterais da rodovia mas “não é função da Prefeitura fazer a manutenção ou cortar mato lateral. E ela tem feito isso, com a Sanepav. Provavelmente a empresa terceirizada tira foto e recebe pelo trabalho que a Prefeitura faz”, alertou, mas aos sábados e domingos a Policia Rodoviária fica lá metendo bafômetro, metendo multa em todo mundo, com dez carros na divisa”.

Moção de repúdio – Já o vereador Eugênio Zwibelberg diz que “a indignação de Frediani é a mesma de todos os vereadores.  Nos parece que está havendo falta de articulação política pois como o vereador diz:  passou da divisa de Tabatinga as coisas acontecem ou passou a divisa com Natividade da Serra na Oswaldo Cruz, as coisas também estão acontecendo. Então por quê só aqui com Ubatuba”, indagou

Eugênio insiste que “os deputados também tem que ajudar-nos a buscar a realização desses serviços. Na minha impressão é isso. Acho que falta um pouco mais de mobilização de nossa parte, junto obviamente com a Prefeita que tem que estar à frente disso para pressionar o Governo do Estado para que faça acontecer.

Zwibelberg propôs que todos os dez vereadores assinem uma nota conjunta de reivindicação e repúdio contra toda essa negligência que tem acontecido. Frediani sugere bater fotos das placas com os valores das obras para incluir na moção de repúdio e  Júnior pede que se inclua também o DNIT na nota.

Para o Presidente do Legislativo ubatubense, vereador Jorge Ribeiro (PV) “vários vereadores já enviaram ofícios e a resposta é sempre a mesma, que irão fazer e até o momento só aparecem remendos. Há obras já licitadas ou em andamento mas não conhecemos o projeto, não foi apresentado à população ,não temos informações. Para repassar a quem nos pergunta. Se preciso também iremos até o Ministério Público. Isso é fiscalizar”.