Home / Notícias / Destaques / PROJETO CRIANDO “SEMANA DA AVIAÇÃO” EM UBATUBA É APROVADO

PROJETO CRIANDO “SEMANA DA AVIAÇÃO” EM UBATUBA É APROVADO

Evento acontecerá entre os dias 7 e 14 de setembro de cada ano

A sétima sessão do ano da Câmara de Ubatuba aprovou por unanimidade nessa terça feira, -22/03-, Projeto de Lei nº 04/22 do vereador Eugênio Zwibelberg -PSL- criando  a Semana da Aviação no Município, entre os dias 7 e 14 de setembro, buscando a valorização da história e pesquisas aeronáuticas do aviador ubatubense Gastão Madeira, precursor dos estudos de dirigibilidade dos balões e criador de sistemas de navegação aérea e do aviplano.

A Semana contará com palestras, workshop e atividades lúdicas além de ações de parceria entre a aviação civil e militar. Coautores da proposta como o vice-presidente do Aeroclube de Ubatuba, Edgar Portes, o ex-prefeito Celso Teixeira Leite, do Instituto Salerno-Chieus, Cândido de Moura do projeto UbatubaSat, Jorge Rosa, do Núcleo Infanto-juvenil de Aviação (NINJA) e Celso de Almeida Junior do Colégio Dominique, participaram da sessão.

Primeiro pouso faz 100 anos – O escritor César Rodrigues, autor do livro “Voando além do tempo: o pensar de Gastão Madeira”,  ocupou  a Tribuna para explicar que “em 14 de setembro de 2022 vamos completar 100 anos do primeiro pouso de uma aeronave aqui em Ubatuba, resultado de um raid aéreo feito por um capitão do Exército chileno, capitão Diego Aracena, que voou de Santiago trazendo mensagem do presidente do Chile ao presidente do Brasil no 1º Centenário da Independência brasileira. Ele fez um pouco técnico, aterrissando nas areias da praia do Cruzeiro, aqui em Ubatuba,  acompanhado do seu mecânico, Arturo Cibruk”.

Rodrigues diz que “esse feito – o raid aéreo – é comemorado todo ano pela Força Aérea chilena. Ubatuba, que é terra de um dos pioneiros da aviação, o ubatubense Gastão Madeira, que inventou um balão dirigível e um aviplano precisa reforçar essa história local. O centenário do primeiro pouso de uma aeronave em Ubatuba é uma oportunidade para criarmos essa Semana da Aviação de Ubatuba”, enfatizou.

O vereador Zwibelberg reforça os objetivos e cita projeto de uma escola particular que visa despertar nos alunos a paixão pela pesquisa aeronátucia.

Um pouco da história do inventor –

Gastão Madeira nasceu em Ubatuba em 20 de junho de 1869, na av. Iperoig, no imóvel onde é a atual sede da Secretaria Municipal de Turismo. Entre 1890 e 1917 desenvolveu estudos fundamentais para os primeiros anos da aviação.

Já aos 13 anos Gastão Galhardo Madeira chamava a atenção pela criatividade, quando projetou o que seria um moto-perpétuo: um aparelho de movimento automático e contínuo que deveria funcionar sem qualquer fonte de energia. O invento nunca saiu do papel. Em 1890 pediu patente no Rio de Janeiro para “um novo aeróstato dirigível” e fez demonstrações de um aeromodelo original de planador.

Viajou para a França em 1914 para construir protótipos de suas invenções mas, com a eclosão da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), voltou ao Brasil em 1917, onde seguiu carreira como procurador.

Um de seus artigos “O princípio do voo dos pássaros”, traz inúmeras ilustrações do trabalho de campo e de observação.  Gastão foi reconhecido em 1927, como o pioneiro da aviação mundial, ao lado de Santos Dumont e de Bartolomeu de Gusmão.

Em Ubatuba há rua com seu nome e, desde 28 de outubro de 1966, o aeroporto de Ubatuba, hoje administrado pelo Consórcio Voa São Paulo, recebe o nome de Aeroporto Gastão Madeira.