Home / Notícias / Destaques / CÂMARA ACOMPANHA RETOMADA DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE UBATUBA

CÂMARA ACOMPANHA RETOMADA DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE UBATUBA

Com teatro lotado, Prefeitura apresentou Plano de Ação até novembro. Portal vai acolher sugestões da população.

O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto acolheu nesta segunda feira, 02/05, cerca de 500 munícipes -a plena lotação das cadeiras-,  para a apresentação das propostas de retomada das discussões para revisão do Plano Diretor do Município, com um atraso de 15 anos, já que a última foi feita em 2006.

Estavam presentes sete dos dez vereadores desta Câmara Municipal, representantes do Executivo e da Sociedade Civil com suas Organizações Não Governamentais, associações e outras entidades. A noite foi marcada pela participação ativa da população que colocou uma série de questionamentos, mostrando-se atenta às discussões.

O evento, aberto pela prefeita Flávia Pascoal, defendendo a participação popular nessa revisão, contou com a apresentação por parte da Secretária de Urbanismo, Soraya de Paula Rosário,  do Plano de Ações que incluem a implantação, a partir do dia 06 de maio,  de um Portal específico para acompanhar todas as etapas do processo de revisão e atuar como um canal de comunicação Munícipe-Executivo para acolher sugestões de todos os bairros, a realização de 15 Seminários Temáticos (dois por mês) e Oficinas de Diagnósticos  buscando uma percepção do território e composição de dados através da leitura comunitária dos distritos.

Seminários Temáticos – Entre setembro e outubro será feito o desenvolvimento de prognósticos e das propostas de revisão e em novembro serão realizadas Audiências Públicas nos cinco distritos do Município.

Os seminários temáticos vão esmiuçar o tema “Ubatuba” do ponto de vista do Desenvolvimento Econômico, Potencial Turístico, Gerenciamento Costeiro, Instrumentos do Estatuto da Cidade,  Mobilidade e Acessibilidade, Cidade Inteligente, Preservação Ambiental e Sustentabilidade, Adensamento e Verticalização.

Haverá ainda a formação de Conselhos Distritais e Conselho da Cidade para acompanhar os trabalhos. Para Soraya “a cidade que queremos não vai cair do céu e nem vai nascer de um projeto aprovado pela Câmara mas nascerá da participação de todos”.

Nesta quinta feira, 05 de maio, haverá o primeiro seminário sobre o tema “Participação Social.”

Segundo Soraya, o Plano Diretor nasce a “partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, de acordo com o Estatuto das Cidades, sendo este o principal marco legal para um Desenvolvimento Inclusivo”.

O Plano vigente hoje data de 2006 e já deveria ter sido revisado 10 anos depois, em 2016. A pandemia interrompeu os trabalhos iniciados há cerca de dois anos.

Qual cidade não queremos? O arquiteto e urbanista Pedro Ribeiro, detentor de vários cursos de pós-graduação em Paris, obtendo o grau de Doutor de Terceiro Ciclo pela Universidade de Sorbonne, na área de geografia humana e organização do espaço, proferiu palestra sobre “A Vida nas cidades – como elas nascem, crescem e morrem”.

Ele traçou um histórico do planejamento urbano, iniciado já nos idos de 450 antes de Cristo, com a organização geométrica do traçado viário na cidade portuária de Pireu, arredores de Atenas, passando pela cristianização desse planejamento na Idade Média, mudando no Renascimento até o período da industrialização.

Hoje o planejamento urbano vive fase de transição para o mundo pós-moderno, pós-industrial, onde predominam os serviços. A pergunta que ele deixou aos participantes é “qual a cidade que NÃO queremos?”.

Vejam a íntegra do evento no link abaixo: