Home / Notícias / CÂMARA APROVA ARTE DE VERÃO E GINÁSTICA DE REABILITAÇÃO

CÂMARA APROVA ARTE DE VERÃO E GINÁSTICA DE REABILITAÇÃO

CÂMARA APROVA ARTE DE VERÃO E  GINÁSTICA DE REABILITAÇÃO

Sob a presidência do vereador Silvinho Brandão (PSB), a 17ª sessão da Câmara de Ubatuba aprovou projetos regulamentando a atividade da tatuagem de verão nas praias e pedindo a instalação de equipamentos de ginástica adaptados a pessoas com deficiência nas Academias da Terceira Idade.

A discussão das diretrizes orçamentárias para 2013 foi adiada mais uma vez por uma sessão.

Houve ainda dois projetos nomeando um Centro e Educação Infantil no Sertão da Quina com quatro salas para atender 105 crianças de 0 a 4 anos e  uma rua da Maranduba homenageando o pescador João Zacarias de Oliveira, morto recentemente.

Arte de verão

O projeto de lei enviado pelo Executivo nº 51/12 define como arte de verão a atividade de tatuagem com hena, colagem, pressão, sem perfuração cutânea e disciplina a distribuição dos tatuadores pelas praias de Ubatuba.

As praias mais movimentadas como Praia Grande, Tenório, Toninhas contarão com dez vagas cada enquanto as mais distantes como Felix, Ubatumirin terão cinco vagas.

Ficam reservados 5 por cento das vagas para deficientes físicos. As autorizações e vagas serão distribuídas até o dia 1º de março de cada ano.

A hena preta é uma planta muito utilizada para estética e diversão, como as tatuagens que duram de 15 a 20 dias. A tatuagem com hena não dói e é uma ótima alternativa para adultos ou menores de idades que querem enfeitar o corpo, mas não têm coragem de fazer um desenho definitivo.

O vereador Claudnei (DEM) sugeriu várias emendas. Ele explicou que acompanha o trabalho dos tatuadores “que não deixa de ser uma arte” e por isso mudou a ementa definindo o trabalho como “arte de verão” mas entende que o trabalho é praticado durante o ano todo.

O vereador José Americano (PR) aproveitou o projeto –que contou com seu voto favorável- para explicar porque votou contra a lei de regularização urbana. Ele diz que “publicação oficial explorou o fato de ele ter votado contra mas o projeto chegou na Cãmara sem que tivéssemos acesso a ele. Eu não tinha informação. Votei contrário porque não posso votar em algo que não conheço e que não tive condições de analisar ao contrário desse projeto da tatuagem pelo qual voto a favor mesmo sendo do Executivo”.

Ginástica para deficientes

O projeto do vereador Maurão (PSC) que pede a instalação de Aparelhos de Ginástica e Condicionamento Físico Adaptados às Pessoas com Deficiência Física nas ATI’s ou Academia da Terceira Idade, aprovado por unanimidade, busca oferecer meios para auxiliar na reabilitação das pessoas abrangidas.

O vereador explica na justificativa que “pessoas com AVC ou derrame e as infartadas, que tem necessidade de reabilitação, encontram em outros municípios esses equipamentos, o que não acontece em Ubatuba.

Segundo ele, “o procedimento  deve constar como parte do sistema de saúde como auxiliar na prevenção de doenças, na reabilitação ou mesmo na efetiva melhora da qualidade de vida e saúde das pessoas abrangidas pela proposta”.

Proposta do vereador Rogério Frediani (PSDB) de isenção de pagamento da zona azul para aposentados teve discussão adiada a pedido do vereador José Americano.

Menestréis homenageados

O vereador Adilson Lopes (PPS) apresentou  moção de congratulações aos integrantes da Oficina de Menestréis de Ubatuba, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo grupo artístico em prol da cultura do Município.

Os Menestréis tem alcançado sucesso em suas apresentações em que mescla teatro, dança e música seresteira. Sua última apresentação foi no teatro Mário Covas, em Caraguatatuba com a peça Lendas e Aldeias,definindo-se como “uma forma diferente e divertida de levar a arte para todas as pessoas”.

Para participar do grupo basta ter vontade e ser alegre, diz o diretor  Candé Brandão.