Home / Notícias / Câmara Municipal e Tribunal de Justiça de São Paulo realizam Curso de Capacitação de Mediador Judicial

De 17 a 24 de janeiro, a Câmara Municipal através da ESFAS – Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Servidor, juntamente com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, realizou no Plenário o Curso de Capacitação de Mediador Judicial.

O curso teve carga horária de 40 horas teóricas, que serão seguidas de 20 horas práticas de Audiência de Observação e de 10 Sessões de co-mediação. As aulas práticas acontecerão em estágio supervisionado no CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Caraguatatuba ou no JEC – Juizado Especial Cível – Setor de Mediação e Conciliação do Fórum de Ubatuba, que é Coordenado pelo Drº Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale.

O Curso atendeu 16 participantes, sendo 2 Vereadores, 4 funcionários da Casa, 2 Servidores da Prefeitura Municipal e 8 munícipes, sendo pedagogos, advogados e formandos em Direito.

O curso foi ministrado pelas Senhoras Maria Helena Almeida de Moraes, Conciliadora Mediadora, Escrevente Chefe do CEJUSC Guarulhos, e Instrutora Mediadora Cadastrada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito – NUPEMEC – SP, e Marilene Ienne, Conciliadora do Tribunal de Justiça de São Paulo 2ª Instância.

As aulas foram realizadas com dinâmicas em grupos, que proporcionou aos participantes uma interação interpessoal próxima e que deu ao curso o sentido esperado que se traduziu pelo “Pavão Misterioso” que cada um carrega em seu interior, sendo trabalhado em conjunto com o objetivo de coo-peração na solução dos problemas de cada um.

Para o Vereador Claudnei Xavier (DEM), Vice-Presidente da Câmara Municipal, o curso foi um grande ganho aos participantes e uma oportunidade impar aos profissionais em ter acesso à importância do assunto.

“Hoje vivemos em um mundo onde as demandas judiciais são enormes, e em sua maioria, demasiadamente demoradas as suas soluções, onde se faz necessário o importante papel dos Mediadores Conciliadores para que se chegue a um consenso dos mais variados conflitos que um cidadão pode enfrentar em seu dia-a-dia. Ressalto  ainda a Política Nacional de Conciliação criada em 2010, que tem estimulado os Processos autocompositivos e o papel do Tribunal de Justiça de São Paulo em implementar cursos, palestras e formação de Conciliadores em todo o Estado, que em muito tem ajudado os Juizados Especiais em atender a sociedade em seus conflitos” diz Claudnei.

“O curso serviu para mim, como servidora pública, como uma ferramenta de reflexão. Passei a ter um novo olhar para as pessoas que eu atendo e ao meu próprio colega de trabalho, onde tenho buscado entender que o problema do outro tem a mesma importância do meu e que dessa forma, merece ser olhado com respeito e atenção”, comenta a Servidora da Câmara Municipal Maria Madalena Leite.