Home / Notícias / FREPAP ELEGE O LIXO COMO PRINCIPAL DESAFIO REGIONAL

FREPAP ELEGE O LIXO COMO PRINCIPAL DESAFIO REGIONAL

Eleição de nova diretoria foi na Câmara de São Sebastião. Vereador Claudnei é diretor executivo

Em encontro realizado na Câmara de São Sebastião dia 13, 20 vereadores do Litoral Norte -aí incluída também Bertioga- escolheram como novo presidente da Frente Parlamentar do Litoral Norte –Frepap-, para o biênio 2013/2015, o vereador de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS). Como representante de Ubatuba foi escolhido o vereador pastor Claudnei Xavier (DEM) que ocupará o cargo de diretor executivo.

Com ele, formam ainda a diretoria que vai comandar as discussões no Litoral Norte os vereadores Marcos Tenório (vice – São Sebastião), Vilma Teixeira (1ª secretária – Caraguá), Luiz Henrique Capelini (2º secretário – Bertioga), Reinaldo Alves Moreira (1º tesoureiro – São Sebastião) e Júlio Alves (2º tesoureiro – Caraguá).

Para o vereador de Ilhabela, “a Frente Parlamentar passa a ter um papel fundamental com a criação da Região Metropolitana do Vale e Litoral. Queremos uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento da RMVale. Sabemos que o prefeito de Ilhabela já é vice-presidente do Conselho e agora queremos inserir um representante do Legislativo”.

Para Valdir “agora mais do que nunca temos de discutir as questões regionais. Temos a questão do transporte intermunicipal, ligações telefônicas, aeroporto. Todos precisam entender que a Frepap não é trampolim político. Temos de lutar por objetivos regionais”, salienta.

Lixo é carma

Em entrevista após a eleição o novo presidente deixou claro que agora o maior desafio da Frente Parlamentar, a bandeira de luta do próximo biênio, é a questão do lixo regional e não o Hospital.

“O Hospital Regional já é dado como certo, está bem encaminhado e foi uma conquista da Frepap também. Resta definir apenas que cidade vai abrigar o hospital. Agora é mais uma decisão política do que técnica e orçamentária”.

“Mas o lixo e seu transbordo continuará sendo um carma para a região. As cidades gastam muito dinheiro para mandar o lixo para fora. Se vai ser aterro regional, Usina Térmica, enfim, temos de bater o martelo”, comentou o presidente.

Como diretor executivo da Frente, o vereador por Ubatuba, Claudnei Xavier (DEM) vai assumir a coordenação da questão do lixo em comissão específica da Frente para análise e propositura de ações para os cinco municípios. Ubatuba ficará na coordenação.

Outras expectativas

O representante ubatubano na Frepap, pastor Claudinei Xavier (DEM), destacou que “os vereadores precisam pensar em 400 mil habitantes, ou seja, representamos a população das quatro cidades. Pensando assim, com a Frente Parlamentar a recepção é outra nos gabinetes de secretários e deputados”.

Ele enfatizou que “a  importância da Frente Parlamentar se dá na união dos vereadores do Litoral e quando um grupo se organiza tem mais força para reivindicar benefícios. Somos cinco municípios hoje na Frente –incluindo Bertioga- totalizando um pouco mais de 400 mil habitantes. Ou seja, não é apenas um município com a média de 80 mil moradores reivindicando mas os 400 mil representado pelos vereadores da frente. Hoje temos muito mais peso porque representamos esses 400 mil”.

Claudnei fez questão de elencar outros temas que considera importantes para discussão dentro da entidade, entre eles, saneamento básico, item fundamental que interfere também na questão da saúde.

A presidente da Câmara de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha (PSD), pontuou a preocupação com o lixo. “Precisamos definir logo, se vai ser usina, se cada cidade cuida do seu”.

Maturidade

O vereador de São Sebastião, Reinaldo Alves Moreira, o Reinaldinho (PSDB), salientou que “cada cidade não pode olhar para o próprio umbigo”. No mesmo tom discursou o vereador de Bertioga, Toninho Rodrigues (DEM). “Precisamos ter a maturidade de resolver as questões que são regionais. O ego não tem que prevalecer”, frisou.

Já o vereador Professor Gleivison Gaspar (PMDB), de São Sebastião, pediu aos presentes que pensassem também na discussão educacional. “Somos cidades diferentes, mas com problemas parecidos. Pediria que a implantação da Lei do Piso ao professor fosse colocada na pauta de reivindicações”, citou.

A vereadora de Caraguá, Vilma Teixeira (PSDB) se preocupa com a segurança. “Ganhamos respeito no Governo do Estado e por isso podemos e devemos cobrar. Não quero ver mais Caraguá como cidade violenta nas manchetes de jornais”.

Num tom mais crítico, o vereador sebastianense Ercílio de Souza (PV) cobrou uma maior presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) na região. “Ele precisa ver de perto nossos problemas”.

Hospital Regional

Quem levantou a discussão do Hospital Regional foram os vereadores de São Sebastião Ernane Primazzi, o Ernaninho (PSC), e Solange Ramos (PV).

“As cidades querem as coisas boas e não as ruins. Lógico que defendo que seja em São Sebastião o Hospital Regional. Mas nós não aceitamos, por exemplo, receber o Cadeião (CDP), o lixo regional, a Unidade de Gás. Vamos ter que discutir muito o assunto”, comentou Solange.

Já Ernaninho disse que apenas vai cobrar uma promessa. “Temos um documento assinado pelo governador na visita que a Frente Parlamentar fez quando ele era secretário estadual. Ele se comprometeu, se eleito fosse, construir o Hospital Regional em São Sebastião. Só estamos cobrando a promessa”, finalizou.

A próxima reunião da Frente Parlamentar será no dia 16 de abril na Câmara de Caraguá, a partir das 15h.