Home / Notícias / LEI REGULAMENTA TRANSPORTE DE TURISTAS POR EMPRESAS DE FRETE

LEI REGULAMENTA TRANSPORTE DE TURISTAS POR EMPRESAS DE FRETE

Empresas registradas no Município ficam isentas de taxação

Também com assinaturas regimentais foi votado e aprovado por unanimidade na 38ª sessão, realizada no dia 29/11, o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 06/22 do Executivo que regulamenta a atividade econômica de transporte turístico por terra por empresas de fretamento e institui a taxa de controle e fiscalização da mesma em Ubatuba.

Uma liminar da Justiça, baixada em outubro, suspendia a cobrança dessas taxas de fretamento considerando violação ao principio da legalidade tributária a criação de taxas mediante decreto. Daí o envio de projeto de lei à Câmara.

Tais taxas foram instituídas pela Lei Municipal 3723/2014 mas os preços foram posteriormente definidos por decreto. Em fevereiro deste ano, um novo decreto aumentou em 54% os valores cobrados até então, causando indignação entre as agências de turismo que trabalham com excursões com destino a Ubatuba.

Locais são isentas – As empresas de transporte de passageiros sob regime de fretamento — transporte turístico, devidamente regulamentadas, com regularidade fiscal, tributária e com sede no Município de Ubatuba e comprovação de certidão eleitoral de 2 anos, ficam isentas da taxa de fretamento proposta nesta Lei.

Liminar da Justiça de outubro suspendia a cobrança
Os contribuintes ´poderão receber tratamento tributário diferenciado na incidência e no recolhimento da taxa de fretamento. O procedimento para a concessão de tratamento tributário diferenciado será regulamentado por decreto com máximo de 80 % de redução e valores. Estas empresas deverão estar inscritas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos com regularidade tributária e fiscal no Município..
Valores por tipo de veículo
Em seu artigo Art. 262-C está fixado que “a taxa será lançada no ato de reserva da senha a que se referem os arts. 62 e 82 desta Lei Complementar, mediante a expedição de comprovante do pagamento dos seguintes valores, que serão reajustados nos termos do Código Tributário Municipal:

I – No período de alta temporada, compreendida entre os dias 12 de dezembro a 15 de março de cada ano, feriados prolongados estaduais e federais, serão cobrados:

a) da atividade realizada por meio de veículos com capacidade acima de 32 lugares, o valor único de R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
b) da atividade realizada por meio de veículos com capacidade entre 22 e 32 lugares, o valor único de R$ 3.000,00 (três mil reais);
c) da atividade realizada por meio de veículos com capacidade de até e 21 lugares, o valor único de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
II – Nos demais períodos do ano, considerados de baixa temporada, serão cobrados:
a) da atividade realizada por meio de veículos com capacidade acima de 32 lugares, o valor único de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
b) da atividade realizada por meio de veículos com capacidade entre 22 e 32 lugares, o valor único de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais);
c) da atividade realizada por meio de veículos com capacidade de até e 21 lugares, o valor único de R$ 1.000,00 (mil reais).

O texto completo é long, detalhando outros procedimentos. A comprovação dos dados citados acima, se dará a partir de cadastramento das empresas na Secretaria Municipal de Turismo e apresentação do selo de identificação de circulação livre que será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo.