Home / Notícias / MOÇÕES HOMENAGEIA DESBRAVADORES E SILMARA RETTI

MOÇÕES HOMENAGEIA DESBRAVADORES E SILMARA RETTI

Clube de Desbravadores assemelha-se ao escotismo mas com ênfase religiosa. Silmara é ativista da Saúde e educadora

Sem projetos de lei na pauta, a 25º sessão ordinária da Câmara de Ubatuba focou na entrega de duas homenagens, a primeira de congratulações ao “Clube dos Desbravadores” pela magnifica e exemplar performance nos trabalhos desenvolvidos e, a segunda, para a escritora e ativista da Saúde, Silmara Retti. As duas homenagens veio de proposta do vereador Jorge Ribeiro (PV).

Silmara além de coordenadora do Instituto Blablablá Posithivo é escritora com 4 livros já publicados; O louco da Rua Encantada, Ambiente Vivo com 9 mil exemplares distribuídos gratuitamente, Flash: Você Sabe o que eu tenho e Intimus. Ministra palestras pelas escolas de Ubatuba e por vários outros Municípios do país com orientações sobre HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Os Clubes de Desbravadores são um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 15 anos. Semelhante em diversos aspectos ao escotismo, diferencia-se deste pela ênfase religiosa dada as atividades desenvolvidas.

O clube transforma o cotidiano de jovens por meio de práticas mentais, cívicas, espirituais, sem distinção de raça, cor ou credo. Trata-se de um programa religioso que desenvolve atividades para atender às necessidades e interesses de crianças e adolescentes Faz parte do programa oficial da Igreja Adventista desde 1950.

No Mundo há um milhão e meio de desbravadores em 190 países. A divisão América do Sul chega à marca de 500 mil jovens. Em Ubatuba há três clubes: o Guardião do Litoral sob a direção da Valdinéia do Ipiranguinha, o Atalaia, dirigido pelo Lucas do Centro e o Estrela do Norte sob a direção do Cristiano do Ubatumirim.

Cidadãos de bem – O presidente da Mesa, vereador Jorge Ribeiro, Jorginho chama para falar sobre a moção o pastor André Ricardo Brito que agradece em nome da Igreja Adventista do Sétimo Dia a homenagem. Segundo o pastor, “o clube tem buscado formar cidadãos de bens, livrando-os da ociosidade, das drogas, e outros problemas sociais, ajudando os pais na educação e principalmente formando caráter e dando uma educação cristã. Nossa gratidão a essa Casa Legislativa por essa singela homenagem. Que Deus abençoe a

Reginaldo Souza de Aquino para falar do seu trabalho: É um trabalho de coração. São números grandiosos aqui no Brasil já somos uma nação gigante. Buscamos uma sociedade onde as crianças são protegidas, são orientadas a proteger o lar. Temos cinco clubes: três desbravadores e dois aventureiros mas gostaríamos de ter mais para servirmos mais, buscando o crescimento físico, mental e espiritual. Estamos preparando um mega evento chamado Campori aqui no Litoral Norte com 3 mil participantes. Já tivemos um Campori em Barretos com 100 mil. Agradeço a todos e fiquem com Deus.

BLÁ-BLÁ-BLÁ POSITIVO –A segunda moção foi entregue  à ativista e escritora a Silmara Retti pelos magníficos trabalhos sociais, educacionais e de orientação à saúde no Município de Ubatuba, e a Equipe “Envolventes” pela magnífica e exemplar performance desenvolvidos durante a competição de Futsal Feminino. A equipe Envolventes obteve o titulo de campeã municipal do torneio, recebendo o troféu Silmara Retti.

Silmara, de ponche à esquerda e as jogadoras do Envolventes

“Diante de uma sociedade muitas vezes injustiçada, valorizar o ato de fazer o bem por meio de ações desportivas, norteia outras pessoas ao mesmo caminho A Liga Ubatubense de Futebol realizou entre junho e julho o campeonato de futsal feminino troféu Silmara Retti.

Silmara desenvolve há 30 anos o projeto Blá-blá-blá Positivo com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e, mais recentemente, com o  projeto Flow das Letras através de mídia virtual com um histórico de dedicação à Educação Municipal que traz um compilado de crônicas e poemas de autoria dela, classificados em competições literárias nacionais e internacionais.

Silmara fala da Tribuna informando que atua há mais de 30 anos através da nossa ONG tendo executado mais de 300 palestras e ações em diversos lugares do Brasil. Agradeço ao Jorginho e Elias pelo reconhecimento ao nosso humilde trabalho, agradeço ao meu companheiro Sérgio Rossi e todos os que me ajudaram a criar o canal Flow das Letras.