Home / Notícias / Plenário Rejeita Mudar Regimento para Julgar Contas de Prefeitos

Plenário Rejeita Mudar Regimento para Julgar Contas de Prefeitos

Com os votos dos vereadores Reginaldo Bibi (PMDB), Ivanil Ferretti (PMDB), Adão Pereira (PCdoB), Manuel Marques (PT) e Flávia Pascoal (PSB), projeto de resolução da Mesa Diretora para nomear comissão especial visando a criar novas regras para julgamento de contas de prefeitos foi rejeitado na 19ª sessão realizada dia 14 último.

A ausência da vereadora Daniele Soares –DEM – ajudou a derrotar a propositura defendida pelos vereadores do PSDB, Claudnei Xavier, presidente da Casa, Eraldo Todão Xibiu e Silvinho Brandão. O vereador Benedito Julião –PSL – surpreendeu ao apoiar a proposta.

O projeto já havia recebido parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação da Câmara que questiona “o momento” para tal propositura, “diante do atual cenário político” ou seja, em ano eleitoral. O ex-prefeito Eduardo César –PSDB- cujas contas seriam julgadas pelas novas regras, se apresenta como pré-candidato.

Justificando seu voto, o vereador Eraldo Xibiu lembrou que “o Ministério Público, pela promotoria, pede que se julgue com o devido processo legal mas nosso Regimento atual não fala em processo legal”.

Também o vereador Claudnei alegou que nos contatos com o Ministério Público foram “colocadas as circunstâncias do julgamento de contas dentro do atual Regimento mostrando a necessidade de mudanças para que se dê direito ao contraditório e defesas, prazos e tempos para manifestação de testemunhas, procedimentos e ritos”.

Decurso de prazo – A proposta de mudança no regimento vem do presidente da Casa, Claudnei Xavier (PSDB), depois que o Legislativo ubatubense perdeu prazos para julgar as contas de 2011 e 2012 do ex-prefeito Eduardo César, também tucano, após o  Tribunal de Contas do Estado (TCE) pedir a rejeição dessas contas apontando diversas irregularidades durante a gestão.

Pelo texto do atual regimento, caso os vereadores acatem o parecer do TCE reprovando as contas de Eduardo ou perder o já expirado prazo de 30 dias desde a notificação do TCE, o ex-prefeito que vem se apresentando como pré-candidato do PSDB à Prefeitura, pode ficar inelegível.

Parecer do Jurídico da Câmara aponta que o regimento, ainda de 1972, pré Constituição de 88, está defasado e não apresenta os ritos necessários para deliberação em julgamentos de contas de Prefeitos e da própria Câmara. A Comissão de Justiça recomenda que as contas sejam rejeitadas.

O presidente da Câmera, vereador Claudnei Xavier, do mesmo partido do ex-prefeito, reconhece que pelas regras atuais do regimento Interno não há mais prazo para o julgamento das contas que deveriam, então, seguir par o Ministério Público mas Xavier entende que a condenação por decurso de prazo, sem direito de ampla defesa e contraditório, é inconstitucional.

O Tribunal de Contas também já encaminhou à Câmara também as contas do atual prefeito, Maurício Moromizato –PT- mas com parecer favorável.

Orçamento – Em primeira discussão foi aprovado, com 3 votos contrários, também projeto do Executivo dispondo sobre as Diretrizes para a formatação do Orçamento de 2017. Flávia Pascoal pediu adiamento da votação mas sua proposta foi rejeitada, alegando o presidente da Mesa que o texto já está na Câmara há um mês à disposição dos vereadores.

Outro projeto do Executivo, de nº 47/16, tratando da Politica Municipal de Assistência Social foi aprovado por unanimidade.

Duas moções de congratulações foram adiadas.