Home / Notícias / PRIMEIRA SESSÃO DO ANO APROVA DOIS PROJETOS E TEM CRÍTICAS À CCR E AO DER

PRIMEIRA SESSÃO DO ANO APROVA DOIS PROJETOS E TEM CRÍTICAS À CCR E AO DER

Vereadores fizeram cobranças sobre insegurança na rodovia Rio-Santos

A primeira sessão ordinária de 2023 trouxe na Ordem do Dia apenas dois projetos que não exigiram discussões, ambos aprovados por unanimidade, e ao final, vieram cobranças por parte dos vereadores por mais efetividade nos trabalhos do D.E.R -Departamento de Estradas de Rodagema- e da concessionária CCR que hoje administra a rodovia Rio-Santos.

A primeira proposta aprovada foi um substitutivo ao Projeto de Lei nº 56/22, do vereador Osmar de Souza – Republicanos-, dando o nome de Luiz Carlos Alves Pedroso ao prédio que abriga o programa “Você em Segurança”, no bairro Maranduba, região Sul de Ubatuba.

Valéria, filha do homenageado, leu um histórico do pai, definido como um homem simples, que levou uma vida típica de caiçara, de muito trabalho, com dificuldades para frequentar a escola mas tinha uma sabedoria intuitiva e grande sensibilidade. Atuou no comércio de praia por vários anos.

Depois atuou na Politica, chegando a Administrador da Região Sul, quando reforçou segurança da ponte do rio Maranduba, elevando sua estrutura que punha em risco os passantes. Como vereador transbordava preocupação e amor pela natureza. Gostava de plantar árvores e vê-las crescer. Era caridoso ao extremo, preocupando-se em alimentar moradores de rua. Religioso, envolveu-se na construção da igreja do bairro.

Cânce de pele – O segundo texto aprovado foi o Projeto de Lei nº 88/22, do vereador Adão Pereira – PSB, instituindo a nível municipal a “Campanha Dezembro Laranja” de prevenção ao Câncer de Pele. Já vigorando a nível nacional, a proposta busca chamar a atenção das pessoas para a exposição controlada ao sol e uso de protetores, entendendo-se que é melhor prevenir do que remediar, sem minimizar impacto.
O vereador proponente informou que a campanha Dezembro Laranja foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2014 com o objetivo de prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2016, estima-se em média 181 mil novos casos, sendo que, deste total, 5.670 mil correspondem a novos casos de melanoma. A exposição solar excessiva, sem proteção, pode provocar alterações celulares, levando ao desenvolvimento de câncer de pele.
MANUTENÇÃO DE RODOVIAS – Nos pronunciamentos pessoais ao final desta primeira sessão, o vereador Jorge Ribeiro abordou os perigos da BR 101 dizendo há um grande clamor da população devido aos riscos a que estão expostos os pedestres nos bairros do Sumidouro, Taquaral, Usina Velha, Pedreira, Estufa I e II e Sumaré.

A rodovia Rio-Santos cruza vários bairros em Ubatuba trazendo perigo

“É preciso que a empresa se comprometa a colocar radares, lombadas eletrônicas ou então passarelas nesses locais,”cobrou Jorginho. “Há polêmica mas os radares previnem sim acidentes. As aulas recomeçaram e as crianças são expostas. Ainda no recesso elaborei documento sobre quando esses radares ou passarelas estariam disponíveis. Buscamos saber também quais empresas terceirizadas estão prestando serviço no Município que teriam que pagar ISS. Como é fiscalizado essa cobrança?

SEM PARCERIA COM O MUNICIPIO – O vereador Junior diz “discordar da afirmação de que a CCR tem feito bom trabalho. Ela veio como concessionária como se fosse esmola da Dutra mas Picinguaba está agonizando. Fizeram um recapeamento de má qualidade por lá. Não está fazendo um bom trabalho no Município e daqui a pouco vem a cobrança de pedágio. Temos que fazer uma denúncia direta em Brasília pelo mau desempenho”
Segundo Junior, a CCR tem proíbido a utilização de material asfáltico ou sobra para manutenção das estradas vicinais da Região Norte. Ele filmou nas proximidades da praia do Estaleiro grande quantidade de material para recapeamento jogado à beira da estrada, deixado ali pela CCR, material esse, que não pode ser utilizado para a manutenção das estradas vicinais daquela região.

“Infelizmente, percebemos a falta de parceria da empresa com o município, fazendo sempre uma gestão autoritária sem pensar nos problemas que acarretam a população com algumas de suas decisões. Vejam as condições da estrada e os fechamentos em períodos inoportunos que prejudicam a todos, fecham acessos, deixando famílias isoladas”, denunciou Junior.

“Somos a prima pobre e a CCR vem como esmola pra nós enquanto eles ganham rios de dinheiro na Dutra”, enfatizou o vereador do Podedmos. Lá em cima eles fazem reparos de madrugada. Aqui nós denunciamos trabalhos em pleno domingo de manhã, em plena temporada, provocando quilômetros de trânsito parado”.

O presidente da Mesa, vereador Eugênio Zwibelberg, lembrou que não é apenas a CCR que devemos cobrar pois temos também o problema do D.E.R. O DNIT, quando responsável pela Rio-Santos, também não olhava pra nós. O DER vem fazendo a manutenção e pára seus trabalhos lá na Tabatinga, na divisa e não chega pra cá”, cobrou.
O vereador prosseguiu pedindo “que fique consignado em ata esssa nossa indignação contra a forma de atuar desses órgãos aqui em Ubatuba. Temos que sensibilizar essa empresa CCR e o DER para que cumpram seu papel. Temos sim que fazer representação junto ao Ministério Público Público estadual e federal, em ato conjunto dos 10 vereadores. Uma demanda que interessa sobremaneira a toda a população”.