Home / Notícias / SEM QUÓRUM PARA VOTAÇÕES, 26ª SESSÃO  SE RESUMIU Á FALAS  DA TRIBUNA

SEM QUÓRUM PARA VOTAÇÕES, 26ª SESSÃO  SE RESUMIU Á FALAS  DA TRIBUNA

Em protesto contra não convocação de suplentes, 3 vereadores deixam plenário

Com a presença inicial de sete dos dez  vereadores, o Presidente Interino da Mesa Diretora, vereador Edelson Fernandes (Podemos)  abriu nesta terça feira – 05/09- a 26ª sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba que prosseguiu normal até o final da leitura dos papeis do expediente pelo secretário Jorge Ribeiro (PV) quando então, começando pelo vereador Silvinho Brandão (PSD), outros dois vereadores -Rogério Frediani –PL– e Osmar de Souza –Republicanos – em protesto contra a ausência na sessão dos três suplentes de parlamentares suspensos, deixaram o plenário.

Finda  a leitura do expediente, o presidente convida para compor a Mesa Diretora o vereador Vantuil  Ita (Cidadania)  para ocupar o cargo de Primeiro Vice interino  mas Silvinho Brandão  pede a palavra para dizer que “não se sentia à vontade para participar da sessão sem a presença dos três suplentes” e invocando o Regimento Interno -“que me permite isso”- comunica a Edelson que deixaria o plenário esta noite.

Silvinho disse estar informado que  “os três suplentes entraram com um Mandato de Segurança junto à Justiça comum e rogou a Deus  que os três vereadores  suspensos consigam provar na Justiça sua inocência e possam voltar porque, queira ou não queira, foram eleitos em pleito democrático pelo povo”.

Rogério Frediani faz o mesmo, afirmando que “o Cartório Eleitoral de Ubatuba diplomou, após eleição, dez vereadores e vinte suplentes (dois para cada vereador). Agora, com o afastamento de 3 vereadores da Casa, entendo eu que o presidente interino deveria ter convocado seus suplentes para que componham a Casa e ocupem seus gabinetes”. E também se declara “pouco à vontade de participar da sessão por não estarem em seus lugares os suplentes.”

“Muita desunião” – O terceiro vereador a abandonar a sessão, Osmar de Souza, por sua vez  lembrou que nos 20 anos que esteve na Câmara como vereador “nunca viu tanta  desunião como nessa legislatura, nesse mandato. É caso de vergonha para  Ubatuba o que vem ocorrendo aqui na Câmara Municipal” lamentou.

“Não acho justo tudo isso que acontece,” prosseguiu Osmar. “Eu já antecipava que alguma coisa iria acontecer nessa Casa. É muito difícil você estar aqui dentro e ver toda esta desunião. Não precisava isso tudo. Então, senhor presidente, peço perdão a todos mas também vou me retirar, muito sentido, masde cabeça erguida.”

Criticas à atitude – Os vereadores que permaneceram na sessão – Jorge Ribeiro, Vantuil Ita e Adão Pereira -com exceção do presidente que manteve neutralidade- criticaram a atitude classificando-a como “falta de respeito para com a população” que esperava a aprovação de 50 requerimentos e indicações além de projetos.

“Estamos na primeira sessão após uma semana turbulenta e acontece isso, essa tremenda falta de respeito para com toda a população ubatubense. O mínimo que ela quer é que encaminhemos os trabalhos de forma eficiente”, lamentou o vereador Jorge Ribeiro (PV). Trata-se de anseio pelo Poder a qualquer custo. É importante destacar que hoje, por falta de quórum mais de 50 requerimentos e indicações não serão aprovados por falta de quórum”.

O Vereador Vantuil desejou  “muito boa sorte ao presidente interino pois  não é fácil estar na posição do senhor pois estamos vivendo um momento muito delicado mas quero deixar aqui consignado que não podemos cair em pressão. Eles podem se retirar mas nós vamos ficar aqui, somos muito bem pagos para representar a população . É lamentável mas infelizmente vem acontecendo todos esses fatos muito graves aqui na cidade”.

Segundo Vantuil,  “o que me deixa mais indignado é que os nobres colegas que saíram vem acenando pra gente que querem levantar a bandeira da paz. Não sei de que forma . Se isso é paz, o que que é guerra? O fato de se retirarem não acena para a paz”, indagou.

O vereador Adão Pereira  lembrou que “nós vereadores estamos aqui para fiscalizar e sermos fiscalizados: o Judiciário fiscaliza a gente e o Tribunal de Contas fiscaliza a Casa. Temos que estar preparados para essa fiscalização. Só os fortes sobrevivem. Aqueles que não têm a coragem de encarar saem. Nós dependemos da Justiça e do Regimento Interno e o que eles determinarem vamos ter que seguir. Estes que saíram não querem a bandeira branca, querem sim, complicar a situação”, concluiu Adão.

O presidente da Mesa ainda chamou dois inscritos para falarem na Tribuna Popular e, ao final das falas, mencionando a falta de quórum para votações ele encerrou a sessão.