Home / Notícias / Destaques / SESSÃO SOLENE PELOS 384 ANOS DE UBATUBA HOMENAGEIA 28 COM TÍTULOS HONORÁRIOS

SESSÃO SOLENE PELOS 384 ANOS DE UBATUBA HOMENAGEIA 28 COM TÍTULOS HONORÁRIOS

Prefeita Flávia Pascoal, recebeu o título de Cidadã Ubatubense,  fez balanço de governo e citou metas.

Sessão Solene da Câmara Municipal, em comemoração aos 384 anos de Emancipação Política Administrativa de Ubatuba, procedeu a entrega das honrarias de Ubatubense Ilustre e Cidadão Ubatubense a 28 personalidades, uma tradição nas festividades de aniversário da cidade, em 28 de outubro.

Foram contempladas com o título de Ubatubense Ilustre as seguintes personalidades:   Sarah Araújo Dergham, Rodrigo Cardoso de Lima, Otávio de Paulo, Maria Aparecida do Santos Eustáquio, Maria do Carmo Oliveira Jorge, Rogerio Estevenel de Oliveira, Miguel Leopoldo, Maria Gaspar de Oliveira, Vera Lúcia dos Santos Souza, Ernely Fragoso, Marcelo Venancio da Silva, Ademilson do Prado, Wellington de Moura e Guaracira dos Santos.

E o título de Cidadão ou Cidadã Ubatubense foi para José Pinto de Souza Americano, José Carlos de Macedo, Humberto Djalma Nunes Saboia, Yossi Avraham Shelley, Enrico Bonomo, a prefeita Flávia Comitte do Nascimento, Carlos Alberto Carmo, Milton Lino dos Santos, Adilson Aparecido Lopes da Silva, Queniti Nelson Assai, o prefeito de Ilhabela, Antônio Luiz Colucci, Marcos Marconi, Reginaldo Fabio de Matos e Luís Claudinei Salgado.

Como em solenidades anteriores, homenageados usam da tribuna para agradecer aos vereadores pela honraria, citando familiares e relembrando, emocionados, pedaços de sua trajetória em Ubatuba.

Um início turbulento –  Na impossibilidade de citar cada um, ficamos com a fala da prefeita Flávia Pascoal que começou cumprimentando todos os funcionários municipais da prefeitura, das autarquias e da Câmara,  pelo Dia do Servidor, 28 de outubro. Depois citou todos os parentes presentes em plenário e emocionou-se ao relembrar quando deixou sua mãe sozinha em Ribeirão Preto, onde nasceu para, aos 13 anos, vir para Ubatuba em busca de independência e para ajudar seu pai no Comércio (Quiosque Caixa Prego, no Itaguá).

A mãe recomendou-lhe que não parasse com os estudos, então ela fazia magistério de manhã, trabalhava no quiosque à tarde e fazia o ensino médio à noite.  Casou-se em 1995, aos 17 anos, casou-se com Maclaud Corrêa do Nascimento, tendo como padrinhos, clientes da lanchonete.,  com quem teve as gêmeas Sophia e Júlia, após nove anos de casados.

Vereador Frediani entrega título a prefeita

A prefeita lembrou que “teve um início de mandato muito turbulento, pois logo no dia da posse foram registrados diversos pontos de alagamento na cidade, com chuvas fortes, com uma Defesa Civil desequipada, sem estrutura, o que obrigou-a a pedir ajuda a cidades vizinhas, entre elas Ilhabela mas nesses oito meses, reestruturou a Defesa Civil que construiu com suas próprias mãos um espaço novo mais adequado no Terminal Turístico, com novos alojamentos e salas.

Flávia informou que “Pegou um orçamento muito difícil, com muitas dívidas e em 8 meses de governo conseguimos economizar R$ 6 milhões em folha de pagamentos, reduzindo cargos, devolvendo aluguéis desnecessários e renegociando com fornecedores, com quem hoje estamos em dia, o que não acontecia em 12 anos, fruto de trabalho duro dos secretários”.

Maior carteira de emendas – A prefeita agradeceu a atuação dos deputados André do Prado e Márcio   Alvino  de seu partido (PL) “que já nos enviaram perto de R$ 5 milhões de reais para a Saúde e buscam concretizar mais R$ 3 milhões para infraestrutura, como a obra de recapeamento da estrada de Fortaleza e outros R$ 3 milhões na estrada para Picinguaba. “Estamos em festa, enfatizou Flávia, pois somos a maior carteira de emendas do Litoral Norte, graças a esses deputados e todos os que nos ajudaram a concretizar verbas em nossas idas e vindas a São Paulo e Brasília”,

Diz que elegeu a Saúde como uma das prioridades, tendo conseguido pagar FGTS at5rasado de servidores da Santa Casa, rever salários de técnicos de enfermagem e está investindo esforços na concretização de um novo Hospital Municipal, tendo prometido para 2022 iniciar uma primeira etapa da obra.,

Segundo a prefeita, a população também colaborou no equilíbrio orçamentário ao pagar mais de R$ 28 milhões em IPTU em meio a pior onda da pandemia quando perdemos muitos entes queridos, com grande queda no comercio que nos levaram a fazer ajustes para não quebrá-los.

Citou as entregas de obras como a nova Feira Hippie, a escola Alice Mesquita no bairro Estufa II, salas no Taquaral, mostrando que há diferença entrre “inaugurar e entregar a obra. Citou novos projetos em andamento como a Casa da Juventude e a Casa da Mulher São Paulo, Projeto Nossa Rua e que ainda é necessário melhorar muito na Infraestrutura.

Flavia concluiu sua fala dizendo que “temos lutado pelo saneamento básico..para que a Sabesp nos dê mais ligações de esgoto. Com a ampliação da ETE do centro, ao lado da rodovia, serão mais 33 mil ligações de esgoto c. Hoje ligamos água para mais cem famílias do bairro Bela Vista. Sei que Ubatuba é o ouro do Litoral. A Ilha é bela mas Ubatuba é ouro, vamos pro pódio onde Ubatuba merece estar. Como prefeita estarei à frente da equipe como servidora nestes  384 anos de Ubatuba”, encerrou.