Home / Notícias / Destaques / UBATUBA NA ROTA DO PROJETO GLOBAL ‘VOZ DOS OCEANOS’ CONTRA POLUIÇÃO DOS MARES

UBATUBA NA ROTA DO PROJETO GLOBAL ‘VOZ DOS OCEANOS’ CONTRA POLUIÇÃO DOS MARES

Velejando  por 60 pontos do Mundo  onde se acumula lixo plástico, família Schurmann chegou a Ubatuba dia 20

Tendo saído de Camboriu (SC) há cerca de um mês, parando em Santos e Ilhabela, os  membros da família Schurmann a bordo do veleiro Kat, chegaram a Ubatuba na segunda feira -20/09-numa estadia de uma semana dentro do Projeto “A Voz dos Oceano” que  passará por 60 locais estratégicos no Planeta com a finalidade de sensibilizar a população mundial a respeito do lixo nos oceanos, especialmente os plásticos.

Com o apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)  e da Internacional Plastic Soup Foundation ou Fundação Sopa Plástica, além da Sabesp  e outras 3 empresas privadas brasileiras,  depois de Ubatuba a família vai parar ainda em outras oito cidades no Brasil : Paraty/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Búzios/RJ, Vitória/ES, Abrolhos/BA, Salvador/BA, Recife/PE e Fernando de Noronha/PE, entre setembro e novembro deste ano.

Na sequência, a expedição se dirigirá para o Caribe, costa atlântica dos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, México, cruzando o canal do Panamá, navegando até Galápagos, seguindo pelo Oceano Pacífico Sul até a Polinésia e terminando na Nova Zelândia.

Contato – A família foi contatada para que fizesse uma explanação do Programa na sessão desta terça feira aqui na Câmara Municipal com transmissão via You Tube mas previsão da Marinha de mudança climática próxima antecipou a estadia deles na cidade. Com pedidos de desculpas, eles dizem que devem zarpar na segunda -27/09- por mudanças de vento.

“Infelizmente precisaremos declinar do convite desta vez. Agradecemos em nome da Família Schurmann e da tripulação Voz dos Oceanos, desejando outra oportunidade em futuro próximo”, escreveu Heloisa Shurmann.

ATIVIDADES – Aqui em Ubatuba, como nas demais localidades, a expedição realiza atividades educacionais, pesquisas cientificas como investigar e analisar a qualidade da água e a biogeoquímica dos oceanos além de ações pedagógicas  como coleta de lixo nas praias. No dia seguinte à chegada em Ubatuba, a família esteve coletando lixo na praia da Barra Seca, repetindo o gesto depois em outras áreas (foto abaixo).

Lixo na Barra Seca

Um Conselho Científico composto por 14 cientistas brasileiros e estrangeiros assessora o projeto, além de envolver educadores, ambientalistas, empreendedores, executivos de grandes empresas, influenciadores, formadores de opinião, ONGs, gestores públicos e sociedade civil com propostas para reverter o cenário de destruição dos mares e envolvendo ações de empreendedorismo e educação.

Voz dos Oceanos vai além da nossa família. Esse é um movimento coletivo em prol dos nossos oceanos, nosso planeta e nossa vida. Todos podem ser essa voz. E assim como os oceanos, nosso movimento também não tem fronteiras. É uma iniciativa do Brasil para o mundo”, destaca David Schurmann, um dos filhos.

8 milhoes de toneladas/ano –  Heloisa Shurmann diz que “cerca de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos, vindos de diferentes partes do Mundo via correntes marítimas, formando a chamada “sopa plástica”. E, se não apostarmos em medidas de contenção, a situação ficará ainda mais grave, podendo triplicar esse volume até 2040. Precisamos mudar de atitude o mais rápido possível. segundo estudo da USP, 95% do lixo na costa brasileira é de plástico”.

Seu esposo, Wilfredo Shurmann enfatiza que “o Brasil precisa avançar muito ainda na reciclagem do plástico, que vai parar nos rios, nos oceanos e nos manguezais. Em nossas coletas pelas praias, como aqui em Ubatuba, é impressionante a presença de microplástico, presença de muito lixo como isqueiros, bituca de cigarro, impressionante”, observou.

Segundo ele “é necessário forte pressão popular e não desistir nunca, as indústrias têm que mudar. Há 23 anos estivemos na Nova Zelândia e já não se usava sacolinha plástica. Esses plásticos de uso único, como copos, pratos, talheres descartáveis, para eles já estão sendo desenvolvidas outras fórmulas”,

O veleiro sustentável – Batizado em homenagem à filha do casal, que faleceu em 2013, o veleiro Kat possui seis cabines, duas salas, uma cozinha e três banheiros. Entre os diferenciais da embarcação está a quilha retrátil hidráulica e todas as soluções sustentáveis.

O veleiro faz uso de energia limpa (eólica, hídrica e solar) e conta ainda com geradores de baixo consumo e sistema de tratamento de esgoto. Para a Voz dos Oceanos foram efetuadas algumas melhorias, entre elas, ampliação da capacidade de geração de energia limpa de 75% a 100%, adoção de baterias de lítio, mudanças no tratamento de águas com ultravioleta na fase final.

Além disso, todo o lixo produzido é devidamente tratado. O barco possui uma composteira para tratar o lixo orgânico. “Temos uma compactadora, que compacta até 70% do material bruto reciclável, explica Heloisa. Guardamos até encontrar lugar para encaminhar para reciclagem. Os restos de alimentos são usados em três composteiras de bordo, que depois servem de adubo para a nossas duas horta orgânicas de bordo e temperos como cebolinha, salsinha, manjericão. Todas as embalagens (papel, plástico ou lata) nós separamos.

Campanha Mares Limpos – Em todo o mundo, 63 países já se comprometeram com a Mares Limpos, o que representa 60% da área litorânea do planeta, e estão revendo suas legislações para banir plásticos descartáveis. Mais de mil organizações se uniram por uma economia circular para o plástico. Juntos e juntas podemos reverter essa maré”, complementa.

Heloisa repete sempre sua mensagem: “Todos nós fazemos a diferença, comece a sua limpeza de praia em casa, comece repensando, reciclando, recusando aqueles plásticos descartáveis. E seja você também a Voz dos Oceanos.