Home / Notícias / Destaques / Câmara de Ubatuba recebe oficina do projeto Costurando a Rede

Câmara de Ubatuba recebe oficina do projeto Costurando a Rede

A Câmara Municipal de Ubatuba recebeu nesta sexta-feira, 5 de outubro, uma oficina do projeto Costurando a Rede.

Ensinamentos sobre atribuições e competências dos conselhos de direitos, os editais e a elaboração de projetos para captação de recursos foram o foco da reunião.

Segundo a condutora da palestra, Loreny Roberto, que é consultora da Planus, os conselhos de direitos estão atrelados à assistência social. Muito se falou sobre orçamento público, políticas públicas, leis etc.

Costurando a Rede

O projeto Costurando a Rede foi idealizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba e pela Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac), a partir de um diagnóstico sobre serviços e vulnerabilidades na rede de atendimento à criança e ao adolescente do município.

São feitas capacitações semanais sobre diferentes temas relacionados ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, envolvendo profissionais de áreas como Saúde, Assistência Social, Educação, Judiciário, Conselho Tutelar, além de organizações da sociedade civil.

O objetivo principal é a articulação desses setores para realizar o trabalho de atendimento à criança e ao adolescente de forma integrada e harmônica, oferecendo serviços que respeitem os direitos dos atendidos, dando encaminhamento aos casos e promovendo o real desenvolvimento social e inclusivo deles.

O projeto contempla ainda a definição de fluxos e protocolos de atendimento e a construção de um Guia de Serviços para a população e profissionais da área, com a finalidade de padronizar a recepção e encaminhamento de casos.