Home / Notícias / Destaques / Câmara recebe “oficina” da terceira etapa do Plano Municipal de Turismo

Câmara recebe “oficina” da terceira etapa do Plano Municipal de Turismo

O plenário da Câmara Municipal acolheu na noite de quinta-feira (06/02) a terceira rodada de oficinas com a comunidade para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, parte de uma série de encontros já realizados nas várias regiões da cidade como na Escola Municipal do Puruba, no dia 4 e, no dia 5, na Maranduba.

O Plano vai direcionar o turismo do município para os próximos três anos, de acordo com a Secretaria de Turismo. Ele é uma solicitação do Governo do Estado através da Lei Complementar n° 1261/15, que estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias e de municípios de interesse turístico, a fim de que possam receber os recursos do fundo de melhorias das estâncias.

Após o encerramento das oficinas, será elaborado documento, espécie de diagnóstico quanto a sua oferta de serviços e norteará os investimentos municipais no turismo da cidade. Após ser apresentado em reunião do Conselho Municipal de Turismo, será então encaminhado à Câmara Municipal para Audiência Pública, seguida de aprovação. O resultado irá compor o diagnóstico de Ubatuba.

Uma das exigências da nova Lei é que as estâncias utilizem 15% dos recursos em serviços de promoção, capacitação e divulgação das cidades, sendo essa uma iniciativa pioneira.

O resultado irá compor o diagnóstico de Ubatuba quanto a sua oferta de serviços e norteará os investimentos municipais no turismo da cidade.

Na primeira etapa a empresa Urbatec fez uma apresentação do inventário da oferta turística da cidade, onde foram levantados os estabelecimentos que  compõem a rede hoteleira e gastronômica do município, além dos serviços de entretenimento, atrativos ambientais, culturais e religiosos – documento que foi aprovado com as considerações feitas pelo Conselho.