Home / Notícias / Destaques / Defesa Civil recebe moção de congratulações na Câmara Municipal

Defesa Civil recebe moção de congratulações na Câmara Municipal

Na 17ª Sessão Ordinária, a equipe de proteção civil de Ubatuba recebeu congratulações do Vereador Wellington de Moura (MDB) na Casa de Leis, por todo o empenho e dedicação dos socorristas, que enfrentaram situações extremas nos últimos anos.

Recentemente, o município enfrentou episódios inesperados de ventanias, maré alta e chuvas intensas, declarando até estado de emergência, como foi o caso de fevereiro de 2019, quando choveu 320 milímetros em seis horas, volume esse que era esperado para o mês inteiro, causando vários danos em diferentes bairros da cidade, com quedas de árvores e barreiras, deslizamentos de terra e alagamentos.

Entre as histórias mais marcantes da brigada, está o falecimento do funcionário Odair Francisco de Oliveira, que perdeu sua vida em exercício de suas funções.

Criada em 31 de agosto de 1977 pelo Prefeito José Nélio de Carvalho, com a função de monitorar e prevenir acidentes naturais, a Defesa Civil atua em ocorrências que vão desde a retirada de ninhos de marimbondo, até casos de alagamento e deslizamento de terra.

Atualmente, ocorrem cerca de 550 chamadas por ano, totalizando aproximadamente 23 mil atendimentos em quase 42 anos de atividade.

Com a palavra, os vereadores parabenizaram a equipe e os voluntários pelo trabalho feito na cidade, que apesar de também enfrentarem dificuldades, como falta de materiais e equipamentos, não deixaram de prestar assistência em situações extremas. “Vocês estão de parabéns, cada um de vocês merecia uma capa de Superman”, disse o Vereador Wellington de Moura (MDB) elogiando a equipe.

O vereador e Presidente da Câmara Municipal Silvinho Brandão (PSDB) lembrou da época em que a Defesa Civil era uma parte da Prefeitura. “As pessoas eram colocadas para sofrer. Quem ia para lá não tinha o perfil de ajudar o próximo, mas hoje nós vemos a questão de Deus, de ajudar o mais próximo, parabéns a todos os envolvidos”.