Home / Notícias / Destaques / NA CÂMARA, COMANDO DA PM FAZ BALANÇO DAS AÇÕES NO ANO

NA CÂMARA, COMANDO DA PM FAZ BALANÇO DAS AÇÕES NO ANO

Número de furtos é alto mas prioridade ainda é diminuir homicídios

O comandante da Policia Militar de Ubatuba, capitão José Eduardo Aquino voltou a ocupar a Tribuna Popular na 36ª sessão ordinária da Câmara de Ubatuba, nesta terça feira – 07/12- para apresentar novos indicadores da atividade policial durante 2021, comparando-os com dados de 2019 e 2020 e apresentando práticas adotadas para tornar Ubatuba mais segura.

Ele repetiu método já mostrado em um primeiro pronunciamento em junho último, quando apresentou projeções com tabelas conforme tipificação de crimes com dados do primeiro semestre de 2019, como segue: .

1 – Crimes de Homicídio: “Tivemos em 2019, 17 homicídios, em 2020 foram 15 e nesse ano até outubro foram 11, uma ligeira queda nos registros”, informou o capitão.

Num outro momento da palestra, o comandante da PM apresentou uma segunda tabela com comparativos  percentuais entre Ubatuba e o Estado destacando que os índices de homicídio são, de fato, bem superiores. “Divide os registros de homicídio pelo número de habitantes e multiplica por cem mil, para verificar quais são os índices de taxa criminal para termos um parâmetro igualitário para todo o Estado, para fazer ranqueamento”, explicou.

“Já falei que é nossa meta a redução desses números de homicídio. Esse ano de 2021 a taxa criminal aqui é de 11,85 por 100 mil habitantes. Ainda que em números absolutos pareçam baixos, quando se transforma em taxa nominal por cem mil se verifica que é alto pois a media de todo o Estado é de 4,91, contra os 11,85 daqui”.

“ Essa é a nossa meta principal”, insistiu. “O ideal é que chegássemos a uma taxa zero, que todos os que aqui vivessem não tivessem essa probabilidade de ter a vida ceifada. Temos desenvolvido politicas para a redução”.

Na informação do comando da PM, “a maioria dos homicídios aqui relaciona-se com divida com tráfico.  A maioria dessas vitimas de alguma forma acabou se colocando em situação de perigo , não só com o latrocínio mas também por divida com tráfico”.

Furtos e Roubos –  Em 2019 foram registrados 1125 furtos contra 856 em 2020, e nesse ano de 2021 voltou para 995 furtos, segundo os boletins de ocorrência da Policia Civil, que é onde a PM se baseia para este balanço.

“Temos também uma taxa nominal acima do restante Estado em furtos, por sermos cidade litorânea com muitas casas de veraneio. Nossa taxa nominal é  de 1071 contra 809 no Estado. Todos os demais tipos penais são baixos”, continuou o capitão.

Os registros de roubos ficaram em 270 em 2019, 290 em 2020 caindo para 202 roubos em 2021.Por roubos se entende o delito praticado a mão armada, enquanto o furto  é praticado por sujeitos desarmados.

A probabilidade de você ser roubado em Ubatuba é bem menor do que na Capital do Estado. Nossa taxa nominal para roubos é de 217 e no Estado salta para 387. Já  furto de veículo nossa taxa é de 60 e no Estado é de 140 mais que o dobro

Em sua primeira em junho fala o capitão lembrou que o furto é o mais difícil de pegarmos pois não tem característica nenhuma, não se sabe se é uma ou duas pessoas, não sabemos de antemão a idade, cor. Parte-se do erro para identificar o ilícito.

Furto e roubo de veículos – Ainda segundo o comando da PM, os registros de furtos de veículos foram de 43.em 2019 para 56, tanto  em 2020 como em 2021 enquanto os dados de roubo de carros passaram de 7 em 2019 para 11 no ano passado e 16 agora em 2021.

O comandante já havia informado que “esse delito vem demandando uma atenção maior por parte dea PM. Pessoas acabam deixando veiculo em locais não apropriado, ou então chegam a deixar o veículo aberto, com chave na ignição”.

Segundo ele, “o aspecto positivo que passamos sobre isso é que mais da metade dos veículos furtados são recuperados alguns dias depois com trabalho de monitoramento, nos radares, onde ele está passando conseguimos localizar e devolver para o proprietário’

A Policia Militar considera que “temos pouco roubo de veiculo no Município, não é uma realidade que traga muita preocupação.

Ubatuba não registra roubo de cargas e nem roubo a bancos. Foram registrados ainda 10 casos de estupro em 2019, 13 no ano passado e seis ocorrências em 2021 e apenas um latrocínio tanto em 2020 como em 2021..

No balanço das atividades da PM foram lavrados 305 flagrantes dos quais resultaram em 193 maiores presos e 26 menores apreendidos. Ate o final de outubro foram 66 procurados capturados, 22 armas apreendidas, quase 21 mil buscas pessoais, 1253 operações realizadas. Procuramos desenvolver com mais eficácia nosso trabalho pelo que deixo meus agradecimentos a todos os policiais militares que trabalham comigo”, concluiu.