Home / Notícias / Destaques / NA CÂMARA, PAIS DE AUTISTAS APRENDEM TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM FILHOS

NA CÂMARA, PAIS DE AUTISTAS APRENDEM TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM FILHOS

Num plenário lotado, pais acompanharam atentos informações técnicas e resultados de terapias.

A Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba – APEAU- promoveu das 14 horas às 18 horas de sábado (13/07), no plenário da Câmara, palestras com duas fonoaudiólogas de Guarulhos, Sandra Dionísio Amaral e Carine Cruz Ferreira além do  advogado Marcelo Valio envolvendo estratégias de ensino, técnicas de comunicação com os filhos e direitos no autismo.

A Associação está envolvida numa campanha local para que seja implantada no município uma Clinica-Escola para os portadores do espectro, onde avaliação multiprofissional possibilita que todas as esferas dos sintomas sejam estudadas e trabalhadas atendendo as necessidades de cada paciente, como exige um protocolo estadual.

Tal escola pede a presença de profissionais especializados na área como psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional,  nutricionista. Na terapia ocupacional, por exemplo, se organizam as funções motoras das crianças trabalhando aspectos sensoriais, motores, físicos em ambiente devidamente equipado, o que não existe ainda em Ubatuba.

Marcelo Valio discorreu sobre a Lei 12.764/2012 que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, dando a ela segurança jurídica com os mesmos direitos legais previstos para as pessoas com deficiência.

Na abertura do evento, Carine abordou as diversas escalas, nuances ou graus do espectro autista para em seguida apresentar estratégias de ensino e modelos de atuação com as crianças. Com especialização no exterior, as duas fonoaudiólogas se revezavam nas apresentações. Elas atendem em clínica na Capital.

Informações técnicas – Uma plateia atenta lotou o plenário da Câmara, acompanhando informações técnicas, como Análise Aplicada do  Comportamento –ABA, programas de intervenção individualizada ou o Modelo Denver de Intervenção Precoce.

Ilustrando as aulas com vídeos didáticos as duas profissionais apresentaram aos pais resultados concretos de seu trabalho em São Paulo sobre assistência terapêutica.

Mas o que atraiu mais a atenção, foram as demonstrações de técnicas de promoção da fala em crianças verbais e não verbais, através de estímulos do sistema nervoso. Os vídeos registrando os avanços nas aulas, emocionaram os pais.

Foi apresentado, ainda, o Sistema de Comunicação Alternativo ou PECS aplicado em seis fases a partir do momento em que se descobre que a criança tem dificuldade de uma comunicação efetiva. Tal sistema envolve o uso de desenhos programados de tal forma que leva a criança a formar frases inteiras a partir das imagens gráficas.

Apoio da Câmara – A Presidente da Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba (APEAU), Eliza Santos Gomes Araújo já denunciou da tribuna da Câmara que “no CAPS de Ubatuba não tem profissionais e na UNIR seguem um protocolo de atendimento em que à partir de uma certa idade eles ganham alta e a instituição opta por atender casos mais graves. Não é errado, mas dizem que os autistas não irão morrer se derem prioridade para outros casos. Eu concordo que não irão morrer, mas quantas famílias estão morrendo angustiadas pela falta de atendimento, de perspectiva e de previsão de atendimento?”

A Câmara, através do Vereador Reginaldo Bibi (MDB) tem acolhido as reivindicações da Associação com projetos de leis já aprovados voltados para esse público específico que reúne cerca de 300 crianças e adolescentes em Ubatuba. A Semana do Direito a Educação Inclusiva, organizada pela Secretaria de Educação e a Semana de Apoio e Tratamento dos Portadores de Espectro Autista vieram desses projetos.

O Vereador Júnior JR (PODEMOS) revela que o Centro de Equoterapia já está em obras na Associação Comercial de Ubatuba, e este será de grande ajuda no tratamento dessas pessoas.

O Vereador Rochinha do Basquete (PTB) esteve em São Paulo recentemente buscando recursos com os Deputados Ricardo Izar e Campos Machado para oferecer apoio a este grupo.

O Presidente da Câmara, Vereador Silvinho Brandão (PSDB), acolheu sugestão dos vereadores  para a elaboração de documento  solicitando os serviços desta Clínica-Escola.