Home / Notícias / PENÚLTIMA SESSÃO APROVOU SEIS PROJETOS APÓS TER PEDIDO DE ADIAMENTO NEGADO

PENÚLTIMA SESSÃO APROVOU SEIS PROJETOS APÓS TER PEDIDO DE ADIAMENTO NEGADO

Teste do pézinho terá ações de conscientização em setembro. Outro projeto declara Lagoinha e Ubatuba, cidades irmãs.

A penúltima sessão do ano, a 39ª de 2022, após ter sua pauta questionada com pedido de adiamento de toda a Ordem do Dia pelo vereador Rogério Frediani (PL)), o que levou a uma suspensão das discussões por 48 minutos nesta terça feira -06/12- acabou votando seis projetos, sendo dois do vereador Jorge Ribeiro (PV), dois em segunda discussão com Emenda à Lei Orgânica sobre Orçamento Impositivo, um do vereador Eugênio Zwibelberg sobre reaproveitamento de madeira de poda (ver texto no site) e um último, de autoria dos 10 vereadores.

Este último, o Projeto de lei 86/22 fixou em R$ 1934,62 -valor único- a ser pago como adicional para servidor efetivo que venha a exercer funções de confiança, além daquela para a qual foi concursado.

O vereador Jorge Ribeiro teve aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 64/22, declarando Lagoinha e Ubatuba como “cidades irmãs”. O proponente explicou que a proposta tem a ver com um programa tradicional que traz o Interior para a praia e leva a praia vai ao Interior, transportando estudantes ou mesmo moradores para esse intercâmbio cultural.

Teste do Pézinho – Já o Projeto de Lei nº 72/22, também de autoria do vereador Jorginho, institui em Ubatuba o mês “Setembro Roxo”, dedicado a realização de ações de conscientização e divulgação sobre a fibrose cística.

É um projeto que fala de Saúde, de Prevenção, mostrando a importância do exame do pézinho em recém nascidos, para detecção precoce desta doença que é genética, ou seja, herdada dos pais. A Fibrose cística, ou FC,C pode ser identificada nos bebês recém nascidos pela coleta de pequena amostra de sangue dos pés ou pelo teste do suor. Todo o tratamento deverá ter acompanhamento médico especializado.

Jorge Ribeiro agradeceu a compreensão dos vereadores por votaram pelo prosseguimento da sessão que possibilitou a votação de projetos importantes.

Após a leitura do Expediente, o vereador Rogério Frediani (PL) solicitou o adiamento de todos os sete projetos e uma moção constantes da Ordem do Dia ou seja, pediu o encerramento da sessão. O pedido inusitado levou o presidente da Casa a suspender a 39ª sessão ordinária por 48 minutos para discutir a proposta que acabou derrotada, por 7 votos a 3.