Home / Notícias / PROJETO QUER UTILIZAR PODAS DE ÁRVORES EM ARTESANATO E MOBILIÁRIO PÚBLICO

PROJETO QUER UTILIZAR PODAS DE ÁRVORES EM ARTESANATO E MOBILIÁRIO PÚBLICO

O serviço de reutilização de poda ou árvores derrubadas é aplicado em várias cidades

Os vereadores aprovaram na 39ª e penúltima sessão do ano,realizada dia 06/12, projeto de lei de autoria do vereador Eugênio Zwibelberg que autoriza o Executivo Municipal a criar o Programa de Reaproveitamento de Madeira das Árvores cortadas pela Defesa Civil ou recolhidas pela Prefeitura Municipal de Ubatuba direcionando-as para fins de artesanato ou produção de equipamentos públicos.

O serviço de poda, necessário para prevenir acidentes nas vias urbanas da cidade, proteger a rede elétrica ou direcionar o crescimento das árvores é realizado regularmente pelas gestões municipais.

Na justificativa do vereador Zwibelberg, o intuito da proposta é utilizar esse material que muitas vezes é descartado de forma inadequada para a produção de equipamentos ou mobiliários de praças ou logradouros públicos ou mesmo proporcionar renda para artesãos locais.

Exemplo de mobiliário urbano de madeira de poda
Preservar mata nativa – O projeto também vê a questão ambiental pois, com a utilização de madeira já descartada em podas ou quedas de árvores por ventos, se evita com isso o corte de árvores nativas.
O serviço envolve quatro tipos de podas: de limpeza (retirada dos galhos mortos), de condução (para conduzir a árvore até a fase adulta), de contenção (para livrar a árvore dos elementos da infraestrutura urbana) e para o levantamento de copa. Há ainda as ocorrências de queda das árvores em vendavais ou deslizamentos.

A Comissão de Justiça e Redação não viu irregularidades no texto, estando apto a ser votado. O proponente explica que há muito desperdício dessas madeiras descartadas, fruto de poda ou queda acidental e o material é útil aos artesãos.