Home / Notícias / REPASSE DE R$ 1 MILHÃO PERMITE Á APAE-UBATUBA TERMINAR OBRA DE NOVA SEDE

REPASSE DE R$ 1 MILHÃO PERMITE Á APAE-UBATUBA TERMINAR OBRA DE NOVA SEDE

Aprovação de projeto autorizando repasse foi comemorado como fato histórico

Projeto de Lei nº 62/22 do Executivo, autorizando a Prefeita Flávia Pascoal a assinar Termo de Fomento com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba – APAE para a ampliação da capacidade de atendimento físico de sua nova unidade foi aprovado por unanimidade na sessão de terça feira -10/09.

A aprovação foi comemorada por todos os presentes como um fato histórico já que o sonho de uma sede mais ampla para melhorar a acomodação de alunos e usuários do sistema é luta antiga da entidade que hoje atende 150 alunos com deficiência, proporcionando-lhes inclusão e autonomia. Com novo prédio poderá atender mais 200 novos inscritos.

Os recursos, no valor de R$ 1.077.890,26 estão disponíveis por excesso de arrecadação e foram obtidos através de emenda parlamentar pelo deputado federal Márcio Alvino (PL), partido da prefeita.
O custo total da obra foi estimado em mais de R$ 5 milhões pelo presidente da entidade, o empresário Cândido Moura, valor agora alcançado por esse aporte da Prefeitura.

Para o ano que vem – O presidente da Apae-Ubatuba, o empresário Cândido Moura, agradeceu d Tribuna os esforços da Prefeitura e Câmara Municipal, tendo vários vereadores se deslocado até Brasília para viabilizar emendas.
Na foto: o presidente da APAE, Cândido Moura

Segundo ele, a APAE de Ubatuba hoje atende num prédio absolutamente inapropriado, com instalações precárias. “Estamos construindo uma sede nova e moderna com mais de 2 mil metros quadrados, numa obra que a preço de mercado custaria mais de R$ 5 milhões e estamos fazendo isso com doações de empresas, de pessoas físicas e pelos esforços da Prefeitura e do Legislativo.
Cândido Moura adiantou que o repasse de R$ 1 milhão vai permitir que já no ano que vem possamos contar com essa obra pronta, abreviando muito o tempo de construção. Agradeço a todos os vereadores, a todos os que foram a Brasília buscar esse recurso, ajudando a prefeita no seu trabalho e aos que tem doado ou contribuído desta ou daquela forma, com valores pequenos ou expressivos”, enfatizou o presidente da APAE-Ubatuba.
Também o sr. Jonnhy Barbosa, membro da diretoria, emocionado, agradeceu em nome de toda a equipe da APAE, aos empresários de Ubatuba, a prefeita Flávia e vereadores que não mediram esforços junto ao deputado Márcio Alvino para que esse sonho saia do papel. A construção do novo prédio vai proporcionar mais qualidade de vida, mais segurança e vamos poder atender também os autistas da cidade, todo o deficiente intelectual e múltiplo, que é nossa função, o nosso público.

Momento histórico – A Prefeita Flávia Pascoal também se mostrou “muito feliz por fazer parte desse momento histórico, após uma luta muito grande, desde o inicio do nosso mandato. Pedi a planta do projeto ao Cândido e prometi que ia correr junto para a viabilização do mesmo.
A prefeita Flávia Pascoal:momento histórico

A prefeita lembrou que foi Supervisora de Ensino do Estado e como tal atuou também junto a todas as APAEs do Litoral Norte. “Me via angustiada de ver nossas instalações muito precária diante das outras unidades do Litoral e já tinha colocado isso na minha mente como projeto”.
Flávia informou que Márcio Alvino é considerado o deputado “pai das APAES”, atendendo cerca de 300 delas em todo o Estado de São Paulo. Pedi a ele que nos ajudasse nesse projeto e ele cumpriu sua palavra, com sua emenda e com recursos também do Tesouro Municipal estamos aqui hoje com o projeto no Legislativo.
A prefeita citou todos os vereadores e mencionou a atuação antiga de outros diretores da APAE como dona Mia Mafalda, já falecida, que lutou na campanha dos tijolinhos, a professora Ruth, a Dalva Smidi e tantos outros professores. Todos sonhavam com essa construção, que já está iniciada, já bateu a primeira laje, num espaço adequado ali perto do Fórum na Estufa II, um sonho concretizado.

Viagem a Brasília – Todos os demais vereadores se pronunciaram parabenizando a prefeita, o presidente da APAE, o Cândido e Jonhy e ao deputado Márcio Alvino por atender de imediato a esse pedido e todos os alunos da APAE

O vereador Júnior JR. lembrou a via sacra pelos gabinetes de Brasília dizendo que “deve-se destacar a forma como o deputado Márcio Alvino nos atendeu. Oposição sempre diz que vereador vai pra Brasília para passear, bater perna mas estivemos em diversos gabinetes e a maioria não nos atendeu, batemos de porta em porta”.
“Fomos recebidos pelo Márcio Alvino, prosseguiu o vereador, que atende mais de 300 APAEs em todo o Estado. De repente ele fez uma ligação e falou pra nós: “eu tenho R$ 1 milhão. Lembro da emoção do Jonnhy ao receber a noticia. A emoção dele foi a nossa ”, concluiu
O vereador Rogério Frediani -PL- adiantou que o deputado Márcio Alvino, seu companheiro de partido, teria prometido também viabilizar todo o mobiliário do novo prédio. Não podemos deixar de enaltecer seu nome. Ele merece todo nosso respeito”.

Eugênio Zwibelber informou que ele conseguiu viabilizar também um consultório odontológico para a APAE com atendimento 100 % gratuito, com o apoio da dentista, doutora Cynthia Sampaio Cristo que se dispôs a esse atendimento. Não só dom recursos públicos se consegue ajudar uma entidade sem fins lucrativos”.

O Presidente da Câmara, vereador Jorge Ribeiro mencionou que “os vereadores saíram rumo a Brasília com diversas demandas e só naquela viagem trouxemos mais de R$ 5 milhões para reformar unidades de Saúde, para infraestrutura, Educação ai incluindo essa verba da APAE. É um momento histórico que estamos vivendo, sim”, concluiu.
Na votação o projeto é aprovado por unanimidade, sob aplausos da plateia em plenário.