Home / Notícias / UBATUBA SERÁ A PRIMEIRA CIDADE DO LITORAL NORTE A TER 5G

UBATUBA SERÁ A PRIMEIRA CIDADE DO LITORAL NORTE A TER 5G

Projeto de lei aprovado permite implantar internet 40 vezes mais veloz que sistema atual.

Os vereadores de Ubatuba aprovaram nesta terça feira -20/09- Projeto de Lei Complementar nº 03/22, dispondo sobre o procedimento para instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR e equipamentos afins, autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL-, visando receber no Município sinais da nova tecnologia móvel 5G.

O Secretário de Agricultura e Pesca, Luiz Fernando Chaves da Silva, explicou da Tribuna Popular que “o presente projeto de lei aborda a implantação da faixa 5G em Ubatuba, criando estrutura legislativa para tal. Estamos falando em uma internet 40 vezes mais veloz do que sistema atual, gerando economia de bateria, ligação não vai cair mas, o que é interessante, é que seremos a primeira cidade do Litoral Norte com esta nova tecnologia 5 G. São José será a primeira cidade do Vale”.

Ele informou que “em 2021 o Ministério das Comunicações em parceria com a Anatel promoveu o leilão das faixas de 5G para todas as regiões do Brasil, incluindo o Estado de São Paulo. Atualmente, o avanço da tecnologia digital é entendido como uma das grandes prioridades das empresas, das entidades públicas e das pessoas”.
Usuário poderá acessar assistência de telemedicina

Tele-medicina – Luis Fernando detalhou os benefícios que a implantação da tecnologia 5G trará para todos: “a facilitação de tarefas diárias por meio do progresso tecnológico otimiza os trabalhos, dinamiza processos, acelera a produção, gera empregos, aquece o mercado e promove o desenvolvimento econômico”, enfatizou.

“Todos sabem que a prefeita está fazendo novo hospital para Ubatuba”, prosseguiu o secretário. Então, na área da Saúde você vai poder ter consultas de tele-medicina, a partir de sua casa, não precisa pegar a fila, vai poder aferir pressão, batimento cardíaco na hora, com smart watch, ver eletrocardiograma. Imagina que tenhamos uma pessoa idosa em casa, com problemas de saúde. 5G ligado a um smart watch pode acompanhar o estado do paciente. Isso é muito importante. Seu filho pequeno pode carregar uma smart bend, uma pulseira inteligente que rastreia onde ele está. Esta 5G é chamada a Grande Revolução, a Internet das coisas”, esclareceu.

“No turismo, com 5 G vai atrair um público muito grande, diferenciado. Não é apenas um modismo ou só acréscimo de velocidade. Pessoas com marca passo ligado ao 5G consegue detectar quando ela tem um mal súbito. Conecta-se imediatamente com o Samu ou um médico. Espero que consigamos aprovar nosso projeto”, finalizou.

Instalação de torres – O vereador Rogério Frediani propõe emenda de plenário abordando a instalação de torres, sugerindo que cada licença seja feita em forma de lei para não acontecer como foi na praia do Pulso, onde a instalação de uma torre obstruiu acesso à praia. Que essa licença venha em forma de lei. Que cada torre que for instalada no Município obedeça essa lei, ou que sejam liberadas em forma de projeto de lei, passando pela avaliação da Secretaria de Urbanismo.

O vereador Júnior JR também acha importante acrescentar essa emenda. “Temos várias antenas no Município”, declarou. “Uma delas está lá na rua Anita…os ricaços, os bam-bam-bans acham que mandam na cidade. Amanhã vão retirar o portão. Jamais serei intimidado. O que acontece na praia do Pulso, na rua Anita é isso: pessoal que acha que manda e desmanda. Continuaremos lutando contra esses invasores que querem coibir o direito dos caiçaras”, enfatizou.