Home / Notícias / SECRETÁRIO DIZ QUE OBRA DA IPEROIG SÓ TERMINA EM JANEIRO E PEDE ‘PACIÊNCIA’

SECRETÁRIO DIZ QUE OBRA DA IPEROIG SÓ TERMINA EM JANEIRO E PEDE ‘PACIÊNCIA’

José Carlos Peixoto, da Infraestrutura, entende que projeto é “pedra no sapato” da Administração

O plenário da Câmara de Ubatuba acolheu nesta quarta feira – 04/10 – uma audiência pública com os secretários de Infraestrutura (Obras), José Carlos Peixoto Junior, Segurança Pública, Almir Rogério de Moura e de Turismo, Sérgio Carvalho, além do diretor de Trânsito, Fernando Moreira para discutir o atraso nas obras da avenida Iperoig, buscar informações sobre as etapas atuais e futuras, discutir segurança no entorno e organização da infraestrutura local.

O secretário de Obras desceu a detalhes sobre os trabalhos de revitalização da avenida e fez um apelo para que a população tenha paciência. “Sei que está difícil mas, acreditem: estamos trabalhando para entregar a obra concluída entre 20 de dezembro e nove de janeiro. Temos os cronogramas, planilhas. Sabemos que há xingamentos, há criticas, negatividade mas nós da Administração não podemos olhar pra isso senão não trabalhamos.”
O secretário de Infraestrutura, Peixoto Junior

A reunião foi convocada pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Jorge Ribeiro (PV) tendo como demais membros, Osmar de Souza e Silvinho Brandão, após cobranças de comerciantes, ambulantes e moradores da região preocupados com incidentes registrados na última temporada, que lhes ocasionou prejuízos financeiros e desgaste na imagem para o turismo da cidade.

O secretário de Obras informou que “o contrato compreende pavimentação de ambas as faixas no sentido Itaguá-Perequê Açu e sentido Perequê-Itaguá voltada ao comércio”, confirmando, assim, que a avenida terá tráfego de mão dupla: “serão duas faixas de ida e duas faixas de volta, é mão dupla. Teremos estacionamento em 45 graus no trecho Aeroporto-Perequê Açu. No sentido ponte do Perequê Açu até o Aeroporto os carros vão estacionar em
paralelo com a calçada”.

PROBLEMA MAIOR SÃO AS CHUVAS – Peixoto culpou as chuvas, problemas de logística e falhas das terceirizadas pelos atrasos. “A Sabesp terceiriza suas obras e ela não aceitou trabalho mal feito, tem cobranças diárias”.
“A dificuldade maior são as chuvas”, insistiu Peixoto. “Por exemplo: elas impedem trabalhos de pintura de sinalização. Se não tiver sinalização não podemos finalizar. Cada dia de chuva impacta em 3 ou 4 dias de execução e trabalho. Pensamos em cobrir com lona, lonar para proteger os assentamentos dos pavers”.

Explicou que a opção pelos pavers ou bloquetes se deve à maior absorção de água. “Quando cimentamos uma via ou colocamos pavimentação asfáltica nós estamos impermeabilizando, enquanto os pavers absorvem cerca de 50% das chuvas, coisa que o pavimento asfáltico não faz. Tem vários veios que acabam sendo drenados e sobre areia a drenagem é mais eficiente ainda”, esclareceu.
Detalhou ainda quais são os trabalhos de canalização e troca de grelhas para drenagem, rampas de acessibilidade e toda a sinalização de mobilidade e prometeu finalizar um trecho de 30 metros próximo à ponte do Perequê Açu ainda nesta semana (entre os dias 2 e 7 de outubro).

JA COM FURTO DE FIOS – Ele denunciou atuação de vândalos na iluminação da avenida há poucas semanas após a inauguração das luminárias. “Hoje mesmo estávamos fazendo o reparo. Enfrentamos por toda Ubatuba o problema de furto de fios, fato recorrente no Pais inteiro. A poucas semanas da iluminação ter sido inaugurada e já teve furto. A Empresa trocou os cabos de alimentação de cobre por alumínio. Na esquina da Thomaz Galhardo, próximo ao mastro da bandeira de Ubatuba fizeram ali mais uma extração de cabo de energia e mais uma vez o disjuntor estourou, não aguentou”.

Informou que a ciclovia será toda ela repintada e sem pontos de empoçamento d’água. Verificamos isso nos dias de chuva. Hoje estamos recompondo trecho de onde era a antiga feirinha, vamos liberar aquele trecho já pro feriado, a empresa está se esforçando pra isso”, prometeu.
Ele concluiu sua explanação -antes de responder a perguntas do público, dizendo que “temos um repasse anual de R$ 4,5 milhões do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para novas obras, mas para 2023/2024 ainda não fomos contemplados.

“O Dade quer a obra pronta, a gerente esteve aqui recentemente, fez apontamentos e cobranças na avenida, sabe dos prazos. Quase todas as cidades do Estado tiveram a negativa. Mas Ubatuba teve um mínimo de apontamentos negativos. Nós estamos fazendo o trabalho. A gerente diz que está praticamente certo para levantar já o repasse para 23/24”, encerrou.