Home / Notícias / Destaques / CAMPEÃO NACIONAL DE PIZZAIOLOS, PAULINHO DE UBATUBA É HOMENAGEADO NA CÂMARA

CAMPEÃO NACIONAL DE PIZZAIOLOS, PAULINHO DE UBATUBA É HOMENAGEADO NA CÂMARA

Com ele também recebeu moção de louvor o escrevente judiciário Tutinha por seus trabalhos comunitários

Com assinaturas regimentais foi aprovada por unanimidade na 10ª Sessão da Câmara de Ubatuba a Moção de Louvor nº 26/24 do vereador Eugênio Zwibelberg – Avante- em reconhecimento ao jovem caiçara Paulo Henrique de Lima Almeida, que aos 21 anos, sagrou-se Campeão Brasileiro de Pizza Clássica na Feira Internacional de Alimentos -ANUGA- realizada na Capital paulista no dia 10 de abril.

A Anuga Select Brazil é a maior feira de alimentos e bebidas das Américas.

Paulinho, apresentado como “um exemplo de empreendedorismo de sucesso representando o nome Ubatuba a nível internacional, alcançou a primeira colocação entre os melhores profissionais na categoria Pizza Clássica, elaborando uma pizza com frutos do mar em homenagem a Ubatuba.

Esta classificação vai leva-lo a participar em Las Vegas de nova etapa, agora no Pizza Challenger 2025, a maior feira de pizzas do Mundo. Foi exibido vídeo com a premiação.

Ele começou a atuar no ramo aos 16 anos, quando seu pai abriu a Pizzaria do Paulinho no bairro do Ipiranguinha e a partir de então decidiu aperfeiçoar-se através de cursos para pizzaiolo em São Paulo, no Instituto Campizza, uma escola de referência no ramo de pizzarias e padarias, com os professores Leonardo e Carlos Zopetti e na Roma Pizzaria Artezanal.

O vereador Júnior Jr (Podemos) disse “conhecer o trabalho do Paulinho mas o que é mais gostoso em um prêmio como esse é que para nós, comerciantes, nós sabemos o que é essa luta diária, sabemos da dificuldade de se manter funcionários e todas as dificuldades para se manter de pé.Temos dificuldade extrema com estudo, formação de mão de obra. É realmente emocionante! Parabéns pela sua pizza que é muito boa, é top”, concluiu.

O proponente da moção, vereador Eugênio, disse que “é muito legal ver Ubatuba representada desta forma, com milhares de pessoas assistindo a premiação e agora, ao ir para Las Vegas, vai ter ainda maior projeção. É um prêmio pelo esforço, pela competência na arte de fazer pizza. Você está levando nossa bandeira para fora. Existem muitas pizzarias na cidade, a competitividade é muito grande. Você é exemplo de empreendedor jovem, com apenas vinte e um anos de idade. Mas você não foi reconhecido apenas agora pois você já vinha construindo esse sucesso. Explodiu agora”.

Paulinho agradeceu dizendo “ser uma honra estar recebendo essa moção que tem um significado muito grande para seu trabalho. O prêmio não era algo que eu esperava tão cedo mas Deus tem seus propósitos”. Ele dedicou o prêmio a todos os colaboradores da pizzaria “para que possamos entregar um trabalho de qualidade e excelência e também aos meus professores que foram fundamentais para que eu conseguisse essa classificação assim de primeira. Falei que iria no campeonato para aprender e eu disse que se ficasse entre os dez primeiros já estaria muito bem”.

O ENGAJAMENTO DE TUTINHA

Uma segunda Moção, de nº 21, proposta pelo vereador Jorge Ribeiro “Jorginho” – PV – foi de congratulação ao Sr. Luiz Carlos Castilho Junior, também conhecido como Tutinha, pelos seus 30 anos de serviço público como escrivão técnico judiciário e pelo seu espírito de solidariedade e engajamento em ações comunitárias em vários bairros com execução de projetos sociais em escolas (jiu-jitsu), gerando conquistas significativas que beneficiaram muitas pessoas na busca pelo bem estar coletivo.

Tutinha, que também é presidente fundador da Associação Esportiva Ubatubense de Judô, foi apresentado como uma figura carismática, com perfil técnico na sua profissão.

Seu Projeto Guapuruvu é prova concreta de seu compromisso em ajudar famílias carentes, principalmente durante a pandemia. Ele mobilizou-se ainda para arrecadar recursos para reformar o Posto de Saúde do Perequê Mirin e também a reforma da sede do SAMU. Ele atua ainda em associações amigos de bairros.

O vereador Adão parabenizou Jorginho pela propositura e diz que tudo isso vem de berço, lembrando a importância do pai dele para a cidade, que também tinha essa preocupação de ajudar o próximo. “Tutinha herdou isso do pai. Tudo que é bom vem de berço e hoje ele representa o pai que foi figura importante no cenário municipal”.

Falando da Tribuna, o homenageado agradece pela lembrança de seu nome, agradece a Deus e amigos que ajudam no projeto e diz que sua atuação hoje é de fato um legado que veio de seu pai. Tutinha informou que seu pai, ontem (14/04) teve um incidente, foi internado na Santa Casa com emergência. Por isso ele estende esta homenagem à equipe do Samu, que sempre oferece um serviço rápido e eficiente.

Ele lembrou que “a estrutura do SAMU até pouco tempo atrás, não era diferente da situação que vivem os agentes educacionais. Na sua sede antiga, ali entrava água contaminando equipamentos e remédios. Os servidores tinham que trabalhar de bota. Então, existem dois momentos do SAMU: Os agentes atuaram por dez anos nesse serviço trabalhando com água pela canela”.

Tutinha então protocolou uma denúncia que foi adiante, prosperou e houve o reconhecimento pelo Governo que enviou verba para a reforma da sede. “Esses profissionais são a linha de frente nos atendimentos emergenciais na cidade. Que as pessoas reconheçam seus direitos”, enfatizou. ”Estou há 30 anos no Judiciário e é pra lá que as pessoas recorrem quando com problemas de direito. É uma extensão do serviço social do Município. Que olhem para nós também. Que nós também possamos ter nosso espaço físico adequado para podermos trabalhar”, reivindicou.