Home / Notícias / UBATUBA E NOVA XAVANTINA FORMAM PARCERIA PARA INTERCÂMBIO TURÍSTICO-CULTURAL

UBATUBA E NOVA XAVANTINA FORMAM PARCERIA PARA INTERCÂMBIO TURÍSTICO-CULTURAL

Projeto é iniciativa de fundador da Associação Coaquira de Ubatuba, hoje diretor de Turismo no município mato-grossense

A Câmara de Ubatuba aprovou projeto de lei nº 32/23, apresentado pelo vereador Eugênio Zwibelberg – União Brasil, instituindo o Roteiro Turístico Cultural “Conexão Centro Oeste-Sudeste” unindo Nova Xavantina, no Mato Grosso e Ubatuba – SP”. O município mato grosensse fica no entorno da Serra do Roncador e explora o eco-turismo com suas praias de água doce e inúmeras cachoeiras de águas cristalinas.

Como Ubatuba, o município de Nova Xavantina explora o eco-turismo, com inúmeras cachoeiras e praias de água doce

A proposta, além de envolver conhecimento histórico- cultural, proporcionará estreitamento dos laços entre Ubatuba e o município de Nova Xavantina, no Mato Grosso, criando ainda um intercâmbio educacional, turístico e comercial entre as duas cidades.

O vereador Zwibelberg explica que o projeto foi uma iniciativa de um ex-municipe, Elvis Rodrigues Zuim, que atuou aqui em Ubatuba como Guia de Turismo Regional, como socorrista, foi monitor credenciado do Parque Estadual da Ilha Anchieta, monitor credenciado do Parque Estadual da Serra do Mar, no Núcleo Picinguaba e hoje ocupa cargo de Diretor de Projetos e Eventos Turísticos na Prefeitura de Nova Xavantina (Mato Grosso).

Elvis foi presidente fundador da Associação Coaquira de Guias de Turismo, Monitores e Condutores de Ubatuba. A sessão pode assistir a uma vídeo-conferência entre o Prefeito de Nova Xavantina, João Machado Neto, o Elvis, a primeira dama que é também Secretária de Desenvolvimento Social, a secretária de Turismo com os vereadores.

NOVA XAVANTINA: Prefeito João Machado Neto falou com os vereadores por video-conferência

Os presentes na sessão puderam assistir a uma vídeo-conferência entre o Prefeito de Nova Xavantina, João Machado Neto, o Elvis, a primeira dama que é também Secretária de Desenvolvimento Social e a secretária de Turismo com os vereadores em plenário. O prefeito de Nova Xavantina lembrou que o Elvis chegou à cidade “tão humilde, chegou devagarzinho e nos mostrou que veio para ficar em Nova Xavantina e também já vai ser candidato a vereador na próxima eleição aqui. Parabeniza o presidente pelo projeto, abre convite para que ubatubenses conheçam seu Município”.

Elvis disse que o projeto vai proporcionar uma experiência gratificante já para um primeiro grupo de 70 idosos atendidos pela primeira dama, e que nunca viram o mar, não conhecem a cultura caiçara e querem realizar esse sonho. Então esse projeto de lei, essa parceria entre Ubatuba e Nova Xavantina vai ser de suma importância por abranger os menos favorecidos, junto com o Centro de Convivência dos Idosos.

Zwibelberg concorda que “será uma troca fantástica de cultura, de conhecimentos e de aprimoramento das pessoas pois assim como há pessoas ai que não conhecem o mar, aqui também temos outros que não conhecem o bioma do cerrado e que comecemos a fazer essa interlocução entre esses dois municípios.
Na votação o projeto foi aprovado por unanimidade.